Categories: Gospel

Eleições 2008: Cai diferença entre Quintão e Lacerda

Caiu para 12 pontos percentuais a diferença entre os candidatos Leonardo Quintão (PMDB) e Márcio Lacerda (PSB) na preferência do eleitorado de Belo Horizonte. 

É o que revela a primeira pesquisa realizada pelo Instituto EMData, neste segundo turno, com 1.100 entrevistas feitas quinta e sexta-feira. O levantamento mostra que Quintão, segundo colocado no primeiro turno das eleições, reverteu a situação e passou para a dianteira com 47% das intenções de voto, enquanto o socialista é o candidato de 35% dos eleitores. Pesquisa Ibope com entrevistas feitas dias 13 e 14 – e divulgada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S. Paulo –, mostrou uma diferença de 18 pontos percentuais entre os adversários: 51% a 33%, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Levando-se em conta somente os votos válidos – quando são excluídos os brancos e nulos – Leonardo Quintão chega a 57% da preferência do eleitorado, enquanto Márcio Lacerda atinge 33%. A apenas uma semana das eleições, ainda há 12% de belo-horizontinos que não decidiram seu voto e 5% afirmaram digitar um número inexistente na urna eletrônica dia 26.

A expectativa é de que esse índice seja mantido nas urnas, até porque na maioria das vezes o número de abstenções, nulos e brancos chega à casa dos 20%. No primeiro turno em Belo Horizonte, o percentual foi ainda maior: perto dos 30% do eleitorado da capital. De acordo com o cientista político e diretor do Instituto EM Data, Adriano Cerqueira, é possível que parte desses indecisos optem por algum candidato, mas uma mudança no quadro depende mais da flutuação dos votos entre os próprios candidatos.

“O que percebemos é que um candidato está a todo instante puxando o voto um do outro. Ninguém está com o número de votos garantido ainda. 

A volatilidade está grande nesta eleição”, ponderou. Uma explicação para o fenômeno é que Leonardo Quintão e Márcio Lacerda são estreantes em disputas para o Executivo na capital mineira.

Questionados sobre qual será o único candidato em quem votaria, 41% dos entrevistados responderam Leonardo Quintão, enquanto Márcio Lacerda foi citado por 33%. O grau de rejeição segue a mesma linha: 41% não votariam em hipótese alguma no socialista e 33% em Quintão.

Renda

O perfil do eleitorado belo-horizontino aponta que Leonardo Quintão é o preferido dos mais jovens – 53% dos eleitores entre 16 e 24 anos e 54% daqueles entre 25 e 34 anos – e Márcio Lacerda (PSB) tem predominância entre aqueles com 60 anos ou mais (465). A maior parte dos indecisos pertence ao grupo de pessoas entre 45 e 59 anos (15%). O peemedebista lidera as intenções de voto entre homens (45%) e mulheres (49%).

Observando o grau de escolaridade, Leonardo Quintão predomina em todos os grupos, mas é entre os eleitores com ensino fundamental (1ª a 8ª séries) que apresenta maior vantagem sobre seu adversário. Lacerda tem boa aceitação entre aqueles com curso superior incompleto ou diplomados (40%), mas ainda assim está dois pontos percentuais atrás de Quintão nesse grupo.

Os eleitores de baixa renda votam maciçamente no candidato do PMDB. Ambos empatam em 41% entre aqueles que recebem entre cinco e 10 salários mínimos. Apenas o grupo de eleitores com vencimento acima desse valor vota em sua maioria com Lacerda: 44%.

• A pesquisa realizada pelo Instituto EM Data foi registrada no foro eleitoral de Belo Horizonte sob o número 77769/2008.

Fonte: Uai

Thalles Brandão

Published by
Thalles Brandão