Esperar pode não ser tão ruim assim!

"Se esperar sem fé, traz a ideia de fraqueza e medo. Esperar no Senhor nos faz fortes e corajosos", diz Israel Abreu

Foto: Harshal Desai

O ditado diz que toda história tem dois lados. Normalmente, a ideia de esperar parece ruim. Esperar tem a ver com fila: supermercado, hospital, trânsito, consórcio, processo… Mas o que a Bíblia nos diz é que esperar pode não ser tão ruim assim.

Êxodo 40:36-38 – “Sempre que a nuvem se erguia sobre o tabernáculo os israelitas seguiam viagem; mas se a nuvem não se erguia, eles não prosseguiam; só partiam no dia em que ela se erguesse. De dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens.”

 

Leia Mais:

+Os sinais do fim dos tempos

+Família, um lugar de Perdão: Jacó e Esaú, José e seus irmãos

+Coronavírus, um instrumento nas mãos de Deus para tratar o nosso coração

 

Imagina só como seria viver olhando para essa nuvem?! Foi através dela que Deus direcionou o povo no deserto. Quando a nuvem andar, a gente anda, mas quando parar, a gente para. A nuvem parou, armamos acampamentos, e no primeiro dia foi muito bom poder descansar um pouco.

Passou o primeiro dia, o segundo, o terceiro, a primeira semana, a segunda, o primeiro mês… O Senhor, nesse ritmo a gente não vai chegar em lugar nenhum! A nuvem se ergueu, peguem suas coisas! Saímos todos bem cedo, caminhamos animados, e ao meio dia quando bate o cansaço nada da nuvem parar, e no fim da tarde estamos cansados, mas nada da nuvem parar. Enquanto a nuvem andar, nós andamos atrás… Deus, estamos cansados! Se continuar nesse ritmo a gente vai morrer antes de chegar!

A verdade é que nós temos o costume de ligar ‘espera’ a uma ideia de falta de decisão. Espero porque não tenho mais nada pra fazer. Costumamos ligar ‘espera’ à ideia de incerteza: “não sei o que fazer, por isso vou esperar”. Costumamos ligar ‘espera’ à ideia de vulnerabilidade e medo: “não sabemos para onde ir, e por isso esperamos. Realmente se isso é “esperar”, é muito ruim! No entanto, não é isso que a Bíblia diz sobre espera. Olhe o que diz o Salmo 27:14 – “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.

Esperar na Bíblia não é deixar pra decidir depois por falta de opção. A Bíblia não nos chama a esperar pelo nada, nem esperar pelo acaso, mas sim a esperar no Senhor! Essa precisa ser uma decisão consciente, que só pode ser tomada por , quando entendemos que esperar no Senhor é a melhor das opções.

Se esperar sem fé, traz a ideia de fraqueza e medo. Esperar no Senhor nos faz fortes e corajosos. Se esperar sem fé mostra nossas incertezas, esperar no Senhor é um passo de quem confia no Senhor. A espera tem grande importância na vida com Deus. Esperar no Senhor é decidir caminhar na direção que Deus tem para nós! Olhando para o povo no deserto, aquela nuvem levou o povo para a terra prometida. Para alcançarmos as promessas que Deus tem para nós, precisamos aprender a confiar no Senhor!

Não desista de orar, e não deixe de crer nas promessas de Deus. Espere no Senhor!

 

 

Você pode acompanhá-lo em suas redes sociais e no YouTube: Israel Abreu.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do Gospel Minas; a responsabilidade é do autor da mensagem.