Conecte-se conosco

Mundo

Estados Unidos emite alerta de terrorismo nacional

Publicado

em

Segundo os EUA, extremistas domésticos violentos poderiam atacar nas próximas semanas, encorajados pelo motim de 6 de janeiro no Capitólio – Imagem: Motim de 06/01.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) emitiu nesta quarta-feira (27/01), um comunicado de alerta de terrorismo nacional. O boletim foi publicado no site do departamento pelo Secretário em Exercício de Segurança Interna do órgão.

Segundo o Secretário, a decisão de emitir o alerta vem após consultar a comunidade de inteligência e confirmar que extremistas domésticos violentos poderiam atacar nas próximas semanas, encorajados pelo motim de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos.

“Atualmente, existe um ambiente de ameaça elevada nos Estados Unidos que provavelmente persistirá nas próximas semanas. O DHS não tem nenhuma informação para indicar um lote específico e confiável; no entanto, tumultos violentos continuaram nos últimos dias e continuamos preocupados que indivíduos frustrados com o exercício da autoridade governamental e a transição presidencial”, disse a nota.

Publicidade

E continuou: “Bem como outras queixas e causas ideológicas alimentadas por falsas narrativas, possam continuar a mobilizar uma ampla gama de ideologicamente – Atores motivados a incitar ou cometer violência”, disse a nota emitida nesta quarta.

O alerta do departamento é o primeiro do órgão em cerca de um ano. O último boletim do DHS foi emitido em janeiro de 2020, alertando sobre o potencial do Irã para realizar ataques cibernéticos.

MOTIVOS

O DHS enumerou os principais motivos pelos quais o país poderá sofrer o ataque. Dentre eles, segundo o órgão: ao longo de 2020, os extremistas violentos domésticos visaram indivíduos com pontos de vista opostos envolvidos em atividades de protesto não violentas protegidas pela Primeira Emenda. DVEs motivados por uma série de questões, incluindo raiva em relação às restrições do COVID-19, os resultados das eleições de 2020 e o uso da força pela polícia planejaram e ocasionalmente realizaram ataques contra instalações governamentais.

Publicidade

Você pode conferir todos os detalhes do boletim, clicando aqui!

Destaques do Mês