O Brasil se prepara para receber em junho a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e, como parte deste processo, organizações evangélicas constituíram o movimento Igrejas Ecocidadãs.
Para além da Rio+20, o objetivo de Igrejas Ecocidadãs é promover a temática socioambiental entre os evangélicos, colaborando com materiais e propostas de atividades que amparem ações de indivíduos e igrejas.
Base bíblica – Igrejas Ecocidadãs crê que Deus é o criador e sustentador do universo e a nós confiou o cuidado e o cultivo do seu jardim (Gn 2.15).
Por meio de Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo todas as coisas, “estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz” (Cl 1. 19 e 20) – incluindo a relação do ser humano com o meio ambiente.
Atividades – Duas reuniões presenciais já foram realizadas e organizações integrantes participaram no Fórum Social Temático, no mês de janeiro, em Porto Alegre (RS) promovendo o culto público por Justiça e Paz e as mesas de diálogo “Justiça Socioambiental e Cristianismo: o lugar da Igreja na luta contra a pobreza e modelo de desenvolvimento” e “Mudanças Climáticas: como alterar a rota?”.
Na edição de maio da Revista Ultimato haverá reflexões sobre a temática socioambiental e, juntamente com a revista, será distribuído o cartão Ore e Envie – “FALE por um mundo justo e sustentável” – um material de reflexão, oração e ação. Ainda em maio será lançado também o Jejum de Carbono, campanha que traz propostas de ações do cotidiano para a redução consciente da emissão de carbono.
Em junho Igrejas Ecocidadãs promoverá atividades durante a Cúpula dos Povos (evento paralelo a Rio+20) e acompanhará as discussões oficiais da ONU.
Organizações – Ação Evangélica (ACEV e ACEV Social), Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), , Aliança Cristã Evangélica Brasileira, A Rocha Brasil, Asas de Socorro, Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Diaconia, Editora Ultimato, Evangélicos pela Justiça (EPJ), Instituto Marina Silva (IMAS), Ministério Ecoliber da Igreja Batista da Liberdade, , Missão Base, , Rádio Transmundial (RTM), Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), Rede Fale, Tearfund Brasil e Visão Mundial são as organizações que constituíram inicialmente o movimento.
Como se envolver – Interessados em participar e se envolver com o movimento Igrejas Ecocidadãs podem entrar em contato pelo e-mail igrejas.ecocidadas@gmail.com, acessar o site www.igrejasecocidadas.org.br e se cadastrar para receber o boletim mensal. Outros canais são o Facebook (igrejasecocidadas) e o Twitter (@IgrejasEco)
Assessoria de Imprensa – Igrejas Ecocidadãs