Segundo especialistas, amizade não se sustenta em escolhas racionais e lógicas, mas, sim, nas afinidades e na identificação gratuita
A amizade – esse sentimento especial que une pessoas semelhantes ou diferentes, crianças, jovens e idosos, em todos os continentes do planeta – é um dos três relacionamentos mais importantes na vida de uma pessoa, ao lado do familiar e do romântico, de acordo com uma pesquisa sobre satisfação de vida realizada em mais de 50 países. De tão especial, ganhou um dia de comemoração.
Hoje, 20 de julho, é o Dia do Amigo. "Sua importância não requer muita reflexão para ser sentida, pois a maioria das pessoas tem amigos e reconhece seu valor", afirma a psicóloga Luciana Karine de Souza, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora da personalidade.
Da mesma forma, afirma Luciana, as pessoas que não têm amigos sentem esse vazio em suas vidas, o que pode ocorrer em maior ou menor grau. A amizade tem reflexos em nossa vida. "Podemos ter muitos amigos próximos (não é proximidade geográfica, mas sim relacional) ou um único amigo. A diferença entre essas amizades é gradual: você confia muito mais no seu melhor amigo do que em um amigo próximo e do que em um amigo com o qual possui pouco contato", diz Luciana.
Quem são
Os amigos em geral são aqueles que nos oferecem a oportunidade de divertimento, que nos ajudam em algo (grupo de estudos, colega de faculdade) ou um ponto de apoio importante em momentos difíceis ou estressantes (desapontamento amoroso, por exemplo). "Amigos são fonte de apoio material, emotivo e social. Eles proporcionam bemestar e satisfação de vida ou, em outras palavras, felicidade", explica a professora da UFMG.
Para Luciana, o verdadeiro amigo é aquele que se coloca no lugar do outro, ou seja, é empático. "Ele consegue compreender, ou ao menos se esforça para isso, quando o amigo está chateado ou triste. Amigo é aquele que pede desculpas, perdão, e que reconhece quando erra. Amigo não é aquele que não erra, pois todos erramos", ressalta.
Diferenças
Uma boa amizade também experimenta sentimentos negativos, como inveja e ciúme. No entanto, os amigos, mesmo brigando, procuram resolver suas diferenças, debatem o problema, buscam juntos uma solução. "Além disso, amigo não é necessariamente aquele sujeito que é amigo de todo mundo, pois como dizia o filósofo grego Aristóteles, ser amigo (um bom amigo) de todos é, na verdade, ser amigo de ninguém.
Amizade não se quantifica, como se faz no Orkut", ressalta a psicóloga ao citar pesquisa recente realizada com adolescentes brasileiros que demonstrou que as amizades que mereciam confiança não eram as virtuais.
Mas qual o pressuposto principal para a amizade? “A confiança. Ela é fundamental nas relações humanas. Ela é o cimento da relação. Sem ela não há amizade, pode até haver um tipo de amizade sem proximidade relacional, mais descompromissada e solta”, infere a psicóloga Luciana Souza.
Ela reconhece que está cada vez mais difícil confiar até mesmo nos amigos. “Em nossa sociedade, vemos tantos exemplos que despertam a desconfiança, seja por traição, desonestidade, competição desmedida (pois competir em certo ponto pode ser até saudável), estresse elevado que conduz à traição e a atitudes como fofocas, mentiras, e calúnias, especialmente em ambiente de trabalho”, explica.
As amizades são atemporais e merecem cuidado. “Não devemos nos esquecer de que, com o tempo, enxergamos os defeitos do amigo, mas lembre-se que ele também está enxergando os seus”, finaliza Luciana.
A Criação da data
A data mundial foi adotada em Buenos Aires, Argentina, após a publicação de um decreto em 1979, idéia do sociólogo e filósofo argentino Ernesto Febbraro, que se inspirou com a chegada do homem à Lua, no mesmo dia e mês, no ano de 1969. O filósofo considerou essa conquista não apenas uma vitória científica, mas uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, por um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Hoje a data é comemorada em quase todo o mundo.
Fonte: Super Notícia