Categories: Gospel

Igreja Católica dos Estados Unidos fecha acordos milionários de indenização para vítimas de abusos sexuais

Igreja Católica dos Estados Unidos fecha acordos milionários de indenização para vítimas de abusos sexuais cometidos por padres.

A Igreja Católica dos Estados Unidos concordou nesta terça-feira em pagar cerca de 12 milhões de dólares como indenização a vítimas de crimes sexuais praticados por sacerdotes. O acordo é mais uma etapa das negociações envolvendo vítimas de padres pedófilos nos EUA, onde apenas em 2007 a Igreja Católica pagou US$ 615 milhões às vítimas e suas famílias, entre liquidações de ações e honorários advocatícios. Desta vez, 16 pessoas serão beneficiadas. 

“Minha esperança é que este acordo ajude as vítimas e suas famílias a seguir em frente”, declarou o presidente da Conferência Episcopal americana, cardeal Francis George. A Arquidiocese de Chicago concluiu negociações que já se arrastavam há vários anos, envolvendo duas pessoas que foram abusadas pelo Daniel McCormack, atualmente preso por pedofilia, e outras 14 vítimas de sevícias cometidas por dez outros padres entre 1962 e 1994. Segundo a organização Bishop Accountability (algo como “responsabilidade episcopal”), mais de quatro mil dos 42 mil padres dos Estados Unidos já foram denunciados por abusos sexuais contra crianças. “Mais uma vez, peço desculpas às vítimas, a suas famílias e a toda a comunidade católica. Devemos seguir fazendo tudo ao nosso alcance para poder garantir a segurança das crianças sob nossos cuidados”, acrescentou o cardeal George.

Fonte: Cristianismo Hoje

Thalles Brandão

Published by
Thalles Brandão