O microblog tem sido utilizado pelos pregadores como canal de comunicação para atingir o público e abrigar a divulgação de missas e serviços. As informações são do site do jornal Telegraph.
A adesão da igreja às redes sociais – além da utilização do serviço de SMS no celular, já usados pelas igrejas – foi a forma encontrada pelas congregações para driblar a perda de seguidores e o método mais eficaz para reverter a diminuição de integrantes.
Pastores da Igreja da Comunidade de Westwinds, em Michigan, nos Estados Unidos, passaram duas semanas ensinando pessoas da congregação a usar o Twitter e mostrando como funciona o envio de mensagens de até 140 caracteres. Além de servir como meio para cativar novos fiéis, o Twitter tem sido difundido dentro das comunidades religiosas também para que os integrantes criem perfis e os atualizem com suas mensagens. Até agora, 150 dos 900 integrantes já aderiram ao microblog em Westwinds.
A igreja também incentiva os fiéis a fazerem perguntas sobre assuntos relatados no sermão do dia para que o pregador responda aos questionamentos através do Twitter, onde, mais tarde, todos poderão ler a resposta e “twittar” suas opiniões sobre o tema.
Nos cultos dominicais, mensagens de fé são “twittadas” pelo menos seis vezes durante os encontros religiosos e podem ser lidas em três grandes telas instaladas no local. Outra igreja, em Charlotte, na Carolina do Norte, vai um pouco além e promove a “Twitterfests”, com um encontro de twitteiros religiosos da comunidade, em que é aconselhado aos paroquianos: “Se Deus conduz você a levar a palavra adiante como uma forma de adoração, então faça isso utilizando todos os meios.”
Em Nova York, na Igreja Trinity, o uso do Twitter na última Páscoa foi feito para relatar a passagem bíblica da morte e ressurreição de Jesus Cristo pelo microblog. Durante as três horas da exibição da peça que retratava a história da Páscoa, os fiéis puderam receber informações sobre os principais personagens da peça pela rede social.
Na Igreja Mars Hill, em Seattle, a congregação é estimulada a mandar mensagens durante os sermões para o perfil oficial da igreja no Twitter. De acordo com Kyle Firstenberg, o administrador da igreja, a participação dos fiéis e a postagem de comentários “é uma boa maneira dizer aos seus amigos sobre o que ocorre na igreja e deixá-los a par disso mesmo que eles não freqüentem o local”, disse ele.
Na última semana, ainda, o cardeal Seán Brady, líder dos católicos romanos da Irlanda, pediu a utilizadores da rede social para começarem a enviar orações todos os dias por mensagem de texto, Twitter ou e-mail, ampliando ainda mais a utilidade do Twitter.
Com informações de Gospel Prime
Fonte: Gospelminas.com