Conecte-se conosco

Gospel

Jesus na web: religiões usam tecnologia para alcançar fiéis

Publicado

em

A internet tem invadido as Igrejas no Brasil que a utilizam como ferramenta para missas, cultos, aconselhamentos, entre outros.

A revista ISTOÉ desta semana revelou o crescimento de segmentos religiosos que usam a internet para oferecer atendimento a fiéis.

Diversos serviços online estão cada vez mais disponíveis na web, conquistando seguidores, segundo José Rogério Lopes, da pós-graduação em ciências sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tais serviços, afirma ele, ganham poder perante a religião.

O anonimato da internet também é algo que facilita o seu uso. De acordo com José isso possibilita aos fiéis a confrontar posições de um líder religioso “sem cerimônia, com audácia e coragem”. Tal ambiente possibilita também a pluralização religiosa, comenta.

A evangélica paulista Amanda Santos de 22 anos faz parte da massa que se beneficia da modernidade eclesiástica.

Frequentadora da igreja Renascer em Cristo há oito meses, Amanda comenta que usa o atendimento online da igreja para se comunicar com líderes da Renascer via Facebook e SMS, quando precisa de alguma orientação espiritual para um assunto que a angustia.

Além de assistir às celebrações diariamente, ela faz download de cultos no site e envia pregações para outras pessoas.

No entanto, a jovem ressalta que comparece fisicamente a igreja todas as quartas domingos, pois, segundo ela, é na igreja que consegue ouvir a voz de Deus.

“Ir à igreja é necessário porque é lá que você ouve a voz de Deus”.

Em uma recente pesquisa que mediu o alcance dos ambientes digitais a serviço da fé, os brasileiros lideram o ranking com 39% dos entrevistados.

O estudo, que investigou os hábitos dos usuários de dispositivos móveis, entrevistou duas mil pessoas em oito países.

Para o professor Airton Jungblut, da pós-graduação em ciências sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mais do que procurar Jesus na internet, o fiel-internauta busca se sociabilizar para discutir os pontos de sua fé com outras pessoas, informar-se e dar sentido ao que crê.

Christian Post

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaques do Mês