Márcio Lacerda (PSB) foi eleito, em segundo turno, prefeito de Belo Horizonte (MG). Ele venceu Leonardo Quintão (PMDB). Com 100% dos votos apurados, Lacerda obteve 59,12% contra 40,88% de Quintão. Votos brancos e nulos somaram 8,99%. O novo prefeito da capital mineira foi lançado candidato pelo governadro Aécio Neves (PSDB) e pelo atual prefeito, Fernando Pimentel (PT). Essa foi a primeira grande aliança entre tucanos e petistas e saiu vitoriosa.
Márcio Lacerda é um técnico, que serviu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupando o cargo de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional na gestão de Ciro Gomes. Ao deixar o ministério, Lacerda foi convidado para trabalhar no governo Aécio Neves. Seis meses depois, filiou-se ao PSB a pedido do governador mineiro.
A união entre tucanos e petistas em Minas Gerais levou a direção nacional do PT a promover várias reuniões para tentar impedir a aliança. A cúpula petista de Minas não concordou com a iniciativa. Isso fez com que o PSDB de Aécio Neves participasse apenas informalmente da disputa pela prefeitura municipal.
Perfil
O empresário Márcio Lacerda, de 62 anos, entrou tarde na vida política. Durante 26 anos trabalhou em suas empresas, do setor de equipamentos e redes de telefonia, e participou da direção de entidades empresariais do setor. Em 2001, passou a colaborar com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e em 2003 assumiu seu primeiro cargo público, como secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, na gestão do ministro Ciro Gomes, no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
A parceria com um de seus principais padrinhos políticos, o governador mineiro Aécio Neves (PSDB), foi inaugurada em abril de 2007, quando foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A candidatura de Lacerda foi patrocinada por Aécio e pelo atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), tendo como base os elevados índices de aprovação das gestões municipal e estadual.
Mineiro de Leopoldina, na Zona da Mata, Lacerda é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele iniciou o curso em 1967, mas só o concluiu dez anos depois, devido ao período de quatro anos que passou preso por sua militância no Partido Comunista Brasileiro e posterior adesão à Aliança Libertadora Nacional (ALN).
Fonte: Uai