Gospel

Milagre do Feijão: MPF pede ao Google retirada do vídeo de Valdemiro Santiago

Valdemiro Santiago em vídeo sobre “cura” do coronavírus – YouTube

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo enviou nesta segunda-feira (11), um ofício ao Google no Brasil, responsável pela plataforma de vídeos YouTube, solicitando a retirada do ar de vídeos em que o líder da igreja Mundial do Poder de Deus,  Valdemiro Santiago, aparece oferecendo sementes de feijão com supostos poderes de cura da Covid-19.

O órgão deu 5 dias para que o Google responda o ofício, que foi protocolado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

No documento, os procuradores também pedem que a empresa mantenha o material “preservado e acautelado em arquivos e na íntegra“, bem como o registro do quantitativo de acessos a eles, para “eventuais e futuras providências de responsabilização processuais“.

O ofício é mais uma ação do Ministério Público Federal na notícia crime enviada na última sexta-feira (08), ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pedindo investigação do pastor Valdemiro Santiago. Segundo o órgão, o pastor praticou estelionato com a prática em sua igreja.

O noticiado não fala explicitamente em pagamento, pois emprega a palavra-código “propósito”. As vítimas não fariam pagamentos, mas “propósitos”. A despeito do disfarce linguístico, o ardil está claro: os fiéis devem pagar valores predeterminados para obter feijões mágicos que os poderão curar da Covid-19, mesmo em casos graves – afirma o procurador federal Wellington Cabral Saraiva.

No polêmico vídeo, o apóstolo fala do feijão e pede o “propósito de R$ 100 a R$ 1 mil” por ela para que a pessoa estivesse blindada do novo coronavírus.

Na última reunião de bispos e pastores, apresentando com exame, com laudo médico, gente curada de coronavírus. Em estado terminal, podemos dizer assim. Gravíssimo, num estado muito avançado. E Deus operou e fez maravilha. E tá ali o exame, para quem quiser. Seria bom uma reportagem na Globo, na Bandeirantes, na Record, no SBT, na Redetv, para mostrar ao povo o poder de Deus. Aí você vê como é importante a semente, a semeadura. Então o povo obedeceu a José e semeou na terra. E a terra deu o retorno. Toda família se fartou e conseguiu venceu a crise, a epidemia – diz o pastor.

 

“Deboche da boa-fé”

A notícia crime enviada aos promotores de SP, o procurador do MPF também afirma que o pastor Valdemiro Santiago “praticamente debocha da boa-fé de seus seguidores, informando que as sementes germinarão e na planta estará escrito ‘Sê tu uma bênção’” – que é o slogan místico-publicitário da organização religiosa comandada por ele.

Não se pode, a título de liberdade religiosa, permitir que indivíduos inescrupulosos ludibriem vítimas vulneráveis e firam a fé pública. Não se trata de coibir as pessoas em geral de professar a fé que desejarem e de cultuar as divindades de sua preferência, na forma de sua escolha. Trata-se de impedir que determinados indivíduos se valham desse conjunto de crenças para obter vantagem econômica ilegítima, valendo-se da crendice alheia, mediante sofisticados esquemas publicitários, psicológicos e tecnológicos – argumenta o procurador Wellington.

O procurar ainda afirmou que, ao pedir a investigação do pastor Valdemiro Santiago em São Paulo, o MPF não têm intenção de interferir na fé religiosa das pessoas que frequentam a igreja Mundial do Poder de Deus.

Não se pretende, obviamente, que o estado interfira na liberdade religiosa (assegurada pelo art. 5o , VI, da Constituição da República) e determine como líderes religiosos se relacionam com os seus fiéis nem como estes devem exercer sua autonomia de crença.(…) A liberdade religiosa, porém, não é direito absoluto (como não o é nenhum dos direitos fundamentais da Constituição). Pode e deve ser alvo de escrutínio estatal quando fira outros preceitos da ordem jurídica – explica.

Nota da Igreja Mundial do Poder de Deus

A Igreja Mundial do Poder de Deus afirmou que não realiza a venda de uma “promessa de cura” para a Covid-19 numa semente de feijão.

Abaixo, a nota divulgada pela igreja:

1) Diferentemente do divulgado pela impressa, a campanha do mês de maio “sê tu uma benção” representado pela semente do feijão, não se refere a venda de uma “promessa de cura”, mas sim o início de um propósito com Deus, representado por um símbolo bíblico (a semente) que tem como princípio o início de uma colheita conforme a vontade de Deus (Lucas 8:11-15 e 2 Corintios 9);

2) Em relação a promessa de cura vinculada diretamente a semente, tem-se que foi amplamente esclarecido em todos os vídeos que toda cura vem de Deus e que a semente é uma figura de linguagem, amplamente mencionada nos textos bíblicos, para materializar o propósito com Deus (Gênesis 26);

3) O valor da suposta venda divulgado, resta rechaçada veemente, haja vista ser a oferta espontânea, a qual é dada de acordo com a condição e manifestação de vontade de cada fiel, não tendo nenhuma correlação com o comércio de qualquer produto e/ou serviço.

4) Esclarecemos, ainda, que nossa instituição, ao longo de todos esses anos tem o único e exclusivo propósito de propagação da fé Cristã, onde todas as nossas atitudes se baseiam nos princípios bíblicos, na ética e na legalidade.”

 

*G1

Thalis Silva

Editor-chefe do Gospel Minas. Cristão, jornalista e empreendedor de BH/MG. Amante da arte, comunicação e jornalismo - contato@gospelminas.com