Brasil
Moraes aplica multa diária de R$ 5 milhões ao X e Starlink por descumprimento de bloqueio
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu multa diária de R$ 5 milhões ao X e a Starlink, empresas do bilionário Elon Musk, por descumprirem com a ordem dada em agosto pelo Supremo de bloqueio da plataforma no país.
A medida foi adotada após milhares de usuários do X relatarem na quarta-feira (18) que conseguiram acessar a rede social normalmente, mesmo sem o uso de VPN – sigla para “Virtual Private Network”, que é um serviço de segurança que permite ocultar a geolocalização. A informação foi antecipada pelo colunista Reinaldo Azevedo, do portal UOL.
Na decisão, Moraes destacou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu explicações sobre a atualização que permitiu o X a desrespeitar o bloqueio determinado nos autos. O ministro cita ainda que a “dolosa, ilícita e persistente recalcitrância” da plataforma no cumprimento de ordens judiciais foi confessada diretamente pelo seu principal acionista, Elon Musk.
Moraes se referiu a uma publicação feita pelo empresário no próprio X na madrugada de quarta-feira. “Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia”, escreveu em inglês. A frase faz referência ao autor de ficção científica Arthur C. Clarke (1917-2008), dona da citação “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.
“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”, escreveu Moraes no despacho.
Segundo a Anatel, foi constatado que a plataforma agiu de “forma deliberada” para descumprir com a ordem de bloqueio imposta por Moraes e referendada posteriormente pela Primeira Turma da Corte. O X voltou a ficar fora do ar no Brasil ainda na quarta-feira após a agência notificar as operadoras e provedores de telefonia.
A pasta também informou que “eventuais novas tentativas de burlar o bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”.
“Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF”, disse a Anatel.
-
Brasil2 semanas atrás
Pastor dos Gideões morre após queda de telhado em Camboriú, SC
-
Gospel3 semanas atrás
Troféu Gerando Salvação 2023: Confira os ganhadores da 9ª edição
-
Brasil2 semanas atrás
Justiça de Pernambuco decreta prisão de Gusttavo Lima
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Minas Cap, domingo, 08/09/24; confira os ganhadores
-
Brasil4 semanas atrás
Seca do Rio Solimões revela ruínas históricas da coroa portuguesa no Amazonas; veja imagens
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Viva Sorte, domingo, 08/09/24; confira os ganhadores
-
Brasil4 semanas atrás
CNU tem cartão de resposta divulgado nesta terça; veja como acessar
-
Minas Gerais4 semanas atrás
Quase 200 cidades de Minas Gerais estão sob alerta vermelho de onda de calor