Colunistas
O perigo do PL 2630/20 das fake news
Mateus 4 narra a história da tentação de Jesus, ocasião em que o próprio Espírito Santo o conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jesus estava fragilizado. Sentia fome. E a primeira oferta do inimigo mirou exatamente na sua necessidade: “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” Mateus 4:3.
A retórica é simples: Satanás ofereceu aquilo que aparentemente faltava ao Mestre – o pão. Há 40 dias Jesus não se alimentava e estava fraco. A comida, naquele momento, possivelmente era o que ele mais ansiava. A isca é sempre muito mais atrativa quando vai ao encontro das nossas necessidades.
Vivemos tempos difíceis. Economia ameaçada, pessoas fragilizadas e um país totalmente polarizado. Este é o momento ideal para lançar ideias aparentemente positivas, mas, que possuem suas raízes fincadas em pensamentos altamente prejudiciais.
Eu poderia citar diversos exemplos que se enquadram nessa situação, mas, um em especial é bastante danoso – o imediatismo. A pressa em apresentar resultados em curtíssimo prazo, mina o ideal de nação livre, próspera e sustentável.
O PL 2630/20 das fake news visa acabar com a propagação de notícias falsas. Apesar da boa intenção de seus autores, o projeto é uma grande ameaça a liberdade de expressão. Certamente, é essencial por fim às mentiras que circulam nas redes, assim como era fundamental que ao término do jejum, Jesus se alimentasse.
Entretanto, esta proposição, comprometerá um ideal muito maior, que é a democracia e a liberdade de manifestar-se. Jesus estava faminto. Comer, por óbvio, saciaria uma necessidade de curto prazo, mas destruiria o propósito pelo qual veio a Terra – morrer sem pecado, como sacrifício por nós. O propósito maior e que definia toda sua trajetória teria sido trocada pelo imediatismo.
Para afugentar-se deste engodo, Jesus usou a verdade. Ele conhecia profundamente a Palavra de Deus e por isso, foi capaz de se proteger desta armadilha. O debate das fake news precisa ser aprofundado. A eventual aprovação do texto como está (o que acredito que não irá acontecer), certamente será um retrocesso. Para se proteger desta e de outras iscas, é fundamental conhecer as leis que regem o nosso país, bem como a Palavra de Deus, um farol que nos direciona ao ideal de nação.
-
Gospel4 semanas atrás
Minas Gerais pode decretar a “Marcha para Jesus” como patrimônio cultural
-
Minas Gerais1 semana atrás
Influenciadora Drika Tyssen morre aos 49 anos
-
Brasil4 semanas atrás
Resultado do VIVA SORTE, domingo, 27/08/23; confira os ganhadores
-
Artigos2 semanas atrás
Quem foi Abisague na Bíblia? A Concubina do Rei Davi
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Minas Cap, domingo, 27/08/23; confira os ganhadores
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Vida Trilegal Tchê, domingo, 27/08/23; confira os ganhadores
-
Artigos4 semanas atrás
Maaca: Como morreu na Bíblia a esposa do Rei Davi
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Vida Trilegal, domingo, 27/08/23; confira os ganhadores