Os usuários dos ônibus que trafegam pela Região Metropolitana de Belo Horizonte terão que se acostumar com uma nova numeração, que entrará em vigor no próximo dia 2 de julho. Segundo a Secretária de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), a mudança tem como objetivo melhorar a identificação para o usuário e o controle da própria.
Nesta quarta-feira, os passageiros já puderam encontrar dentro de cada ônibus o número que futuramente será utilizado. Entre os dias 2 de maio e 2 de julho, serão afixados os dois números, o antigo e o novo, do lado de
fora do veículo. Após esta data será utilizado somente o novo número.
Toda a frota será numerada com quatro algarismos, não existindo mais as letras anteriormente utilizadas no final de cada série. O critério utilizado para definir a seqüência numérica foi criado de acordo com o número do consórcio vencedor da licitação em que a linha irá atender.
A alteração faz parte do novo modelo do sistema de transporte público e foi dividido em duas etapas. A primeira pretende transformar o atendimento das quase 800 linhas aos 34 municípios da região metropolitana em sete redes integradas de transportes (RIT). Cada rede consiste em um sistema formado por linhas expressas, estruturais e alimentadoras, que serão integradas fisicamente através de terminais e estações de transferência, e com o trem metropolitano.
Já na segunda-etapa, o projeto prevê a racionalização e otimização dos serviços de cada rede integrada, num prazo máximo de dois anos, por meio da implantação de tronco alimentador, operando com bilhetagem eletrônica, terminais de integração e estações pontos e interligação entre terminais. A RIT terá uma integração tarifária entre todas as linhas do sistema metropolitano e a frota de ônibus será formada por veículos pequenos, médios e grandes, em função da demanda a ser transportada. O sistema de cobrança de tarifa será por bilhetagem eletrônica.
Os usuários poderão tirar suas dúvidas referentes ao transporte metropolitano através do telefone 118 do DER.
(As informações são da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas)
Veja a lista de completa de ônibus, baixe aqui!
Fonte: Uai