Conecte-se conosco

Gospel

Papa dá mais um passo para religião mundial única

Publicado

em

Após quase mil anos, a igreja Católica e Ortodoxa pode se unir

 

O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill vão se encontrar no dia 12 de fevereiro no que poderia ser um passo histórico em direção a restauração entre os ramos ocidental e oriental do cristianismo. Este é o primeiro encontro dos líderes das duas igrejas.

 

Publicidade
Patriarca-Kirill-Papa-Francisco

Patriarca Kirill (esq.) e Papa Francisco (dir.)

 

“A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou têm a alegria de anunciar que, com a graça de Deus, Sua Santidade o Papa Francisco e Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia se encontrarão em 12 de fevereiro”, segundo um comunicado conjunto.

Publicidade

 

Será “o primeiro encontro da história” entre os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente separados desde o cisma de 1054 que separou a Igreja Católica em duas, informou o Vaticano.

 

O encontro terá início com uma reunião de duas horas e será concluído com a assinatura de uma declaração comum, diz o comunicado conjunto.

 

“Preparado há muito tempo”, o encontro “constitui um marco importante nas relações entre as duas Igrejas”, informa a nota.

Publicidade

 

O papa Francisco estabeleceu o ecumenismo – aproximação entre as confissões cristãs – como uma prioridade, insistindo em particular no fato de os cristãos lutarem em conjunto no Oriente Médio contra o radicalismo islâmico.

 

Há 10 dias, o papa deu também um passo inesperado na direção dos protestantes, anunciando a sua participação numa cerimônia no 31 de outubro na Suécia para assinalar o 500º aniversário da Reforma de Martinho Lutero. A aproximação do Vaticano com os ortodoxos é um feito para Francisco. Desde que assumiu o pontificado ele vem insistindo para uma união das religiões. Foi lançada uma campanha em 2016 que visa unir todas as tradições religiosas. O papa afirma que “nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus”.

 

Com informações da Agência Brasil

 

Publicidade

 

 

Fundado em 13 de junho de 2006 pelo publicitário Leonardo César, o Gospelminas.com é um site de conteúdo cristão 100% interdenominacional, que oferece aos seus usuários, entretenimento, notícias, entrevistas exclusivas e informações e serviços com qualidade, sendo destaque neste segmento em Belo Horizonte.

Destaques do Mês