Entenda como se forma a chuva de granizo:
Arte EM |
2 – No interior dessas nuvens, ocorrem intensas correntes de ar, ascendentes e descendentes, onde a temperatura fica abaixo de -80°C.
3 – O vapor de água que está na atmosfera é empurrado para as regiões mais altas das nuvens, onde a temperatura é menor, e se congela.
4 – Congelado, o vapor adquire um peso maior que a gravidade, precipitando em forma de gelo, fenômeno conhecido como chuva de granizo.
A queda de granizo na Grande BH ocorreu dois dias depois da tempestade de gelo que devastou parte da cidade de Carandaí, na Região Central, a 137 quilômetros da capital. Mais de 1 mil moradores ficaram desabrigados e 80% dos imóveis foram destelhados. Segundo o coordenador do MG Tempo/Cemig/PUC Minas, o meteorologista Ruibran Reis, a chuva de granizo que atingiu a Grande BH não era esperada e é muito semelhante aos fenômenos meteorológicos que causam os tornados. “São fenômenos provocados pelo aquecimento global. É a resposta da natureza às agressões do homem. Minas não está livre da ocorrência de tornados”, afirma.
Fonte: Uai