Contagem declara estado de emergência por causa dos estragos causados pela chuva de granizo. De acordo com os bombeiros, os bairros Santa Luzia, Kennedy, Jardim Laguna, Novo Progresso, Vila Beija-Flor, Oitis, Confisco, Parque São João e o Centro de Contagem foram os mais afetados. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi acionada para auxiliar no atendimento dos atingidos e no diagnostico da situação.
Segundo os bombeiros, várias casas ficaram inundadas e tiveram os telhados e janelas quebrados. Conforme os bombeiros, algumas residências desabaram. De acordo com a Transcon, a avenida João César de Oliveira, uma das principais avenidas da cidade, próximo ao bairro Funcionários ficou alagada.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as placas de sinalização nos dois sentidos da BR-040, em Contagem caíram.
Os galpões da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), no bairro Guanabara, em Contagem, ficaram danificados depois da chuva. De acordo com o gerente de potencial da Ceasa, Ricardo Duarte, a chuva durou cerca de 30 minutos e muitas telhas foram quebradas. Ele declarou ainda que a Central está sem energia. O muro de uma loja de veículos na Ceasa caiu e deixou duas pessoas feridas. Quatro carros que estavam no estacionamento ficaram danificados.
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), cerca de 40 mil consumidores estão sem energia em Contagem, Belo Horizonte e Betim. A previsão é que a situação seja normalizado até o fim da noite.
Segundo o meteorologista Alexandre Gadelha, do 5º Distrito do Instituto de Meteorologia, a chuva vai continuar até o fim da semana, mas com menos intensidade.
MORTE
Um homem de 73 anos morreu após ter subido no telhado da casa dele para tentar cobri-lo com lona, no momento em que se iniciava a forte chuva de granizo. O acidente ocorreu no bairro Jardim Laguna, em Contagem, na região metropolitana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima subiu no telhado para tentar evitar que as telhas fossem quebradas, porém, acabou escorrendo no telhado que começava a ser atingido pelas pedras de granizo. O homem morreu na hora após sofrer o acidente do segundo andar da casa onde ele morava.
Fonte: O Tempo