Gospel
Acreditar em Deus reduz ansiedade e estresse, diz estudo
Acreditar em Deus pode ajudar a acabar com a ansiedade e reduzir o estresse, segundo um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá. A pesquisa, publicada na revista Pyschological Science, envolveu a comparação das reações cerebrais em pessoas de diferentes religiões e em ateus, quando submetidos a uma série de testes.
Segundo os cientistas, quanto mais fé os voluntários tinham, mais tranquilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros. Os pesquisadores afirmam que os participantes que obtiveram melhor resultado nos testes não eram fundamentalistas, mas acreditavam que "Deus deu sentido a suas vidas".
Atividade cerebral
Comparados com os ateus, eles mostraram menos atividade no chamado córtex cingulado anterior, a área do cérebro que ajuda a modificar o comportamento ao sinalizar quando são necessários mais atenção e controle, geralmente como resultado de algum acontecimento que produz ansiedade, como cometer um erro.
"Esta parte do cérebro é como um alarme que toca quando uma pessoa comete um erro ou se sente insegura", disse Michael Inzlicht, professor de psicologia e coordenador da pesquisa. "Os voluntários religiosos ou que simplesmente acreditavam em Deus mostraram muito menos atividade nesta região. Eles são muito menos ansiosos e se sentem menos estressados quando cometem um erro."
O cientista, no entanto, lembra que a ansiedade é "uma faca de dois gumes", necessária e útil em algumas situações. "Claro que a ansiedade pode ser negativa, porque se você sofre repetidamente com o problema, pode ficar paralisado pelo medo", explicou. "Mas ela tem uma função muito útil, que é nos avisar quando estamos fazendo algo errado. Se você não se sentir ansioso com um erro, que ímpeto vai ter para mudar ou melhorar para não voltar a repetir o mesmo erro?".
Os voluntários religiosos eram cristãos, muçulmanos, hinduístas ou budistas. Grupos ateus argumentaram que o estudo não prova que Deus existe, apenas mostra que ter uma crença é benéfico.
Fonte: Uai
-
Músicas2 semanas atrás
Nilson Junior lança “Não Me Abandonou”, canção que celebra a fidelidade de Deus em meio às tempestades da vida
-
Músicas2 semanas atrás
Isaías Saad lança “Todas as Coisas / Tudo Entregarei”, um convite à confiança plena em Deus
-
Músicas2 semanas atrás
Klebson Kollins revisita canções que marcaram sua caminhada de fé no álbum “Respirar”
-
Músicas2 semanas atrás
André e Felipe lançam “Foi Por Mim” – EP completo com canção e videoclipe de “Os Sonhos de Deus”
-
Músicas2 semanas atrás
Arianne e Eyshila unem gerações em nova versão de “Tira-me do Vale”
-
Músicas2 semanas atrás
Fernandes Lima lança a canção “Bem Juntinho”, um convite à permanência em Cristo
-
Músicas4 semanas atrás
Milena lança “Exaltado” com a participação de Isaias Saad
-
Músicas1 semana atrás
Preto no Branco lança “Cristo É Tudo Que Temos”, uma declaração de fé e esperança centrada em Jesus