Gospel
Brasil desenvolve suas primeiras células-tronco
Pesquisa bem sucedida foi anunciada oficialmente ontem; linhagem é a primeira a ser obtida na América Latina, apenas seis meses depois da liberação dos experimentos pelo Supremo Tribunal Federal.
Menos de seis meses depois da liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, das pesquisas com células-tronco embrionárias, a ciência brasileira já começa a mostrar resultados. Os pesquisadores Stevens Rehen, do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lygia Pereira, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, a USP, anunciaram a obtenção da primeira linhagem 100% nacional do material. A coleção de células-tronco embrionárias humanas é a primeira a ser obtida na América Latina. O anúncio oficial será feito na abertura do Simpósio Internacional de Terapia Celular, que começou nesta quarta-feira, em Curitiba (PR).
As equipes das duas universidades já trabalhavam com linhagens de células embrionárias humanas importadas. Mas obter a linhagem nacional é um passo importante para o desenvolvimento de tecnologia e para a autonomia das pesquisas no país. Rehen anunciou também o desenvolvimento de uma tecnologia totalmente desenvolvida na UFRJ que garante uma forma 68 vezes mais eficiente e três vezes mais barata de expandir as linhagens celulares existentes.
As células-tronco são um dos primeiros estágios da vida embrionária. Elas dão origem a todos os tecidos, órgãos e estruturas do organismo. Experiências têm mostrado que é viável sua utilização para desenvolver terapias genéticas capazes de beneficiar a humanidade, inclusive na cura de doenças degenerativas, como o diabetes e o mal de Alzheimer, bem como a reabilitação de pessoas que sofreram traumas neurológicos, como a paraplegia.
Fonte: Cristianismo Hoje
-
Músicas2 semanas atrás
Nilson Junior lança “Não Me Abandonou”, canção que celebra a fidelidade de Deus em meio às tempestades da vida
-
Músicas2 semanas atrás
Isaías Saad lança “Todas as Coisas / Tudo Entregarei”, um convite à confiança plena em Deus
-
Músicas2 semanas atrás
Klebson Kollins revisita canções que marcaram sua caminhada de fé no álbum “Respirar”
-
Músicas2 semanas atrás
André e Felipe lançam “Foi Por Mim” – EP completo com canção e videoclipe de “Os Sonhos de Deus”
-
Músicas2 semanas atrás
Arianne e Eyshila unem gerações em nova versão de “Tira-me do Vale”
-
Músicas4 semanas atrás
Milena lança “Exaltado” com a participação de Isaias Saad
-
Músicas2 semanas atrás
Fernandes Lima lança a canção “Bem Juntinho”, um convite à permanência em Cristo
-
Músicas1 semana atrás
Preto no Branco lança “Cristo É Tudo Que Temos”, uma declaração de fé e esperança centrada em Jesus