Gospel
Europeus fortalecem ecumenismo
Conferência das Igrejas Européias já fala em batismo e Eucaristia unificados para todas as igrejas cristãs do continente.
Ortodoxos, protestantes, anglicanos e católicos de antigas confissões reuniram-se semana passada em Lyon, na França, para discutir os rumos do ecumenismo na Europa. Oitenta participantes de vinte e três países fizeram parte da Conferência do Futuro, juntamente com sociólogos, comunicadores e representantes de diversas instituições religiosas e sociais européias. O encontro foi um evento preparatório para a 13ª Assembléia da Conferência das Igrejas Européias (CIE), que acontecerá naquela cidade francesa em julho de 2009.
“Foi uma experiência nova e criativa para a CIE,” disse a secretária da Assembléia, Smaranda Dochia. “Uma oportunidade para a CIE de hoje se colocar a si própria na mesa de discussão, estabelecendo visões para o seu futuro.” Entre os desafios mencionados durante as discussões estavam a necessidade para um testemunho eficaz das igrejas na esfera pública, assim como encontrar uma “voz profética” em tempos de mudança e assim abordar questões como a secularização, o individualismo crescente, o ressurgimento do nacionalismo e regionalismo extremistas e o alargamento do fosso entre ricos e pobres. Temas da agenda atual como alterações climáticas, migração e novas questões éticas também estavam na pauta dos religiosos.
Como formas de enfrentar os desafios e cumprir as visões, os participantes referiram à necessidade de promover a cooperação ecumênica e diálogo inter-religioso. A intenção de envolver toda a cristandade no processo – inclusive os evangélicos e os católicos romanos – também foi abordada. Ficou estabelecido que a CIE será o fórum onde questões desafiantes e divisórias podem ser discutidas, envolvendo os membros-base das igrejas, trabalhando para a integração do continente para além União Européia e criando elos de solidariedade com todas as regiões do Mundo. Uma das principais plataformas será a adoção de um único corpo ecumênico na Europa, com o reconhecimento do batismo e a partilha da Eucaristia entre todas as igrejas, bem como a construção de pontes sólidas com as comunidades muçulmanas.
“À medida que a CIE se prepara para celebrar o 50.º aniversário, nós estamos determinados a construir para o futuro, a fim de que a entidade possa continuar a ser um agente essencial no panorama ecumênico europeu,” enfatizou Colin Williams, secretário-geral do órgão. “A Conferência do Futuro pôde ajudar-nos a moldar a nossa visão para as próximas décadas. Devemos agora edificar sobre ela em preparação para as decisões que devem ser tomadas no ano que vem”, antecipa.
Fonte: Cristianismo Hoje
-
Gospel4 semanas atrás
GB Sanchez e Victin unem trajetórias e propósito em “Medo e Fé”
-
Músicas4 semanas atrás
Preto no Branco lança “Vinho Novo”: uma canção sobre nascer para um novo tempo
-
Gospel3 semanas atrás
O Peter lança “Pela Manhã”, uma forte mensagem de superação e confiança em Deus
-
Músicas3 semanas atrás
Fernanda Brum aponta para o essencial em “Nada Mais Importa”, primeiro single do projeto “Eu Ainda Sou de Barro”
-
Músicas4 semanas atrás
Caio Torres apresenta “Cristo é a Glória de Deus” e convida o público a contemplar Jesus Cristo
-
Músicas3 semanas atrás
Bob Jonathan transforma lágrimas de uma oração no single “Me Arrepender”
-
Lançamentos3 semanas atrás
“Eu Tinha Tudo Para Dar Errado” – A história de superação que transformou Marquinhos Gomes em um dos maiores nomes da música gospel
-
Músicas2 semanas atrás
Marcelo Dias e Fabiana unem propósitos em “Geração Santa”, com a participação do filho Mizael