Conecte-se conosco

Minas Gerais

Cidade de MG registra maior volume de chuva do Brasil com 152,8 milímetros

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes sociais

Aimorés, no Vale do Rio Doce, registrou o maior volume de chuva do Brasil nas últimas 24 horas, com 152,8 mm, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outro município mineiro também apareceu no ranking das cidades mais chuvosas: João Pinheiro, no Noroeste de Minas, com 41,6 mm, ocupou o quinto lugar.

Confira o ranking das maiores chuvas:

  • Aimorés (MG): 152,8mm
  • Morrinhos (GO): 44,0mm
  • Catalão (GO): 43,4mm
  • Alegre (ES): 42,4mm
  • João Pinheiro (MG): 41,6mm

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, a chuva em Aimorés foi provocada pela instabilidade atmosférica entre o Leste de Minas e o Espírito Santo, o que gerou o desenvolvimento de nuvens cumulonimbus, com grande potencial para tempestades.

A forte chuva também afetou cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, deixando danos significativos em vários municípios. Em Viçosa, um vendaval arrancou telhados, árvores e a cobertura de um posto de combustível.

Alertas para o Estado O Inmet emitiu um alerta de “perigo” para chuva intensa de até 100 mm e ventos fortes de até 100 km/h em 161 cidades de Minas Gerais, incluindo o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, até as 10h desta quinta-feira (19). O alerta aponta para riscos de danos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Embora o risco diminua nos próximos dias, a previsão é que as chuvas retornem no final de semana, conforme afirmou a meteorologista.

Em contraste com o clima chuvoso, Monte Verde, no Sul de Minas, registrou uma das menores temperaturas do Brasil, com 10,8°C, nas vésperas do verão.

Destaques do Mês