Conecte-se conosco

Gospel

Brasil desenvolve suas primeiras células-tronco

Publicado

em

Pesquisa bem sucedida foi anunciada oficialmente ontem; linhagem é a primeira a ser obtida na América Latina, apenas seis meses depois da liberação dos experimentos pelo Supremo Tribunal Federal.

Menos de seis meses depois da liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, das pesquisas com células-tronco embrionárias, a ciência brasileira já começa a mostrar resultados. Os pesquisadores Stevens Rehen, do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lygia Pereira, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, a USP, anunciaram a obtenção da primeira linhagem 100% nacional do material. A coleção de células-tronco embrionárias humanas é a primeira a ser obtida na América Latina. O anúncio oficial será feito na abertura do Simpósio Internacional de Terapia Celular, que começou nesta quarta-feira, em Curitiba (PR). 

As equipes das duas universidades já trabalhavam com linhagens de células embrionárias humanas importadas. Mas obter a linhagem nacional é um passo importante para o desenvolvimento de tecnologia e para a autonomia das pesquisas no país. Rehen anunciou também o desenvolvimento de uma tecnologia totalmente desenvolvida na UFRJ que garante uma forma 68 vezes mais eficiente e três vezes mais barata de expandir as linhagens celulares existentes.
As células-tronco são um dos primeiros estágios da vida embrionária. Elas dão origem a todos os tecidos, órgãos e estruturas do organismo. Experiências têm mostrado que é viável sua utilização para desenvolver terapias genéticas capazes de beneficiar a humanidade, inclusive na cura de doenças degenerativas, como o diabetes e o mal de Alzheimer, bem como a reabilitação de pessoas que sofreram traumas neurológicos, como a paraplegia.

Fonte: Cristianismo Hoje

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página