Governador do Texas pede população para orar por chuva

O Governador do Texas, Rick Perry, declarou um período de três dias de oração por chuva em todo o estado, à medida que um grande incêndio ameaça centenas de casas e consome mais de um milhão de hectares de terras na sequência de uma grave seca.

“Eu … sob a autoridade dada a mim pela Constituição e Estatutos do Estado do Texas, proclamo o período de três dias a partir de sexta-feira, 22 de abril de 2011, até domingo, 24 de abril de 2011, como Dias de Oração por chuva no Estado do Texas,” escreveu Perry em uma carta pública na quinta-feira.

“Exorto os texanos de todas as fés e tradições a oferecer orações nesse dia para a cura da nossa terra, a reconstrução de nossas comunidades e na restauração da nossa maneira normal e robusta da vida.”

Os dias de oração vão cair no fim de semana da Páscoa. Desde 1° de janeiro, o Serviço Florestal do Texas respondeu a mais de 800 incêndios, que danificaram cerca de 5.000 estruturas em 1.400.000 hectares. Os incêndios que assolam o estado são alimentados pela vegetação seca, após um longo período de seca e escassez de água.

“Nós estamos realmente vendo Texas queimar de fronteira a fronteira. Nós temos isso no oeste do Texas, no leste do Texas, no norte do Texas, no sul do Texas – é todo o estado,” disse o porta-voz do Serviço Florestal April Saginor, em uma transmissão de rádio CNN. “Nós temos um na área de Dallas que tem quatro incêndios que se juntaram.”

Um prejuízo agrícola potencial por causa do fogo, incluindo a perda de colheitas e gado foi uma das preocupações levantadas por Perry, que serviu como governador do estado por 11 anos. A agricultura continua a ser um setor superior no estado, e é um meio de subsistência para milhares de famílias.

Milhares de bombeiros dos municípios de todo o estado estão lutando contra as chamas. Tragicamente, dois bombeiros voluntários locais já deram suas vidas no cumprimento do dever. O Bombeiro Greg Simmons, 51 anos, morreu na sexta-feira, enquanto lutava contra o fogo no East Sidwynicks no condado de Eastland. Ele teria sido atingido por um veículo, enquanto abandonava um caminhão de bombeiros que havia ficado preso em um pasto consumido pelo fogo.

Elias Jaquez, 49 anos, sucumbiu a queimaduras de terceiro grau na quarta-feira após ter sofrido lesões relacionadas com o fogo 11 dias atrás, anunciou o Gerente da Cactus City Steve Schmidt-Witcher nesta quinta-feira. Jaquez é relembrado por sua esposa e quatro filhas.

O Serviço Florestal do Texas aceitou o apoio de mais de 1.800 bombeiros de 36 outros estados. A Guarda Nacional do Texas enviou quatro helicópteros transportando “cestas Bambi,” um dispositivo concebido para deixar cair grandes quantidades de água sobre o fogo. Tripulantes jogaram mais de 730.000 galões de água nesta temporada.

Igrejas já responderam às necessidades de hidratação do pessoal de emergência que trabalha na zona de desastre, fornecendo as tão necessárias garrafas de água. As Igrejas locais se comprometeram a dar mais de 38.000 garrafas de água, de acordo com funcionários do Conferência Noroeste do Texas da Igreja Metodista Unida. Eles anunciaram planos para mover 22 latas de água para pelo menos quatro áreas de incêndios.

Outras Igrejas e o Exército de Salvação também distribuem refeições gratuitas. Embora condições de fogo tenham se tornado mais brandas em várias partes do estado na quinta-feira, os meteorologistas estão ainda se preocupam que o solo está muito seco e pode simplesmente absorver a umidade.

“Mesmo se conseguirmos duas polegadas de chuva, a terra vai absorvê-las,” disse o meteorologista do Serviço Meteorológico David Hennig, de acordo com a CNN. “Precisamos de uma mudança de padrão.”

Enquanto os bombeiros conseguiram conter alguns incêndios devido a temperaturas mais baixas, não se espera que tais condições durem por muito tempo.


Perry mencionou que o Texas em sua história de 175 anos foi “fortalecida, garantida e levantada através da oração.”

“Parece justo e conveniente que o povo do Texas se una em oração para, humildemente, procurar um fim a essa seca devastadora e essas queimadas perigosas,” disse ele.

Fonte: Christian Post

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do Gospel Minas; a responsabilidade é do autor da mensagem.