Gospel
Guerra Santa nas salas de aula, entre evangélicos e umbandistas
A "guerra santa" entre evangélicos e umbandistas causada pela leitura em sala de aula do livro "Lendas de Exu", de Adilson Martins, está longe do fim.
Quatro ONGs do movimento negro impetraram a ação, há um ano e quatro meses, por desconfiar que os colégios desrespeitam a Lei 10.690/03, que incluiu a matéria no currículo escolar oficial. O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa estimam que menos de 50% das escolas no Estado do Rio seguem a determinação.
A discussão sobre a inclusão da disciplina voltou depois que a professora Maria Cristina Marques usou o livro "Lendas de Exu" com alunos do 7º ano da Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé. A leitura provocou desentendimento com os diretores da escola Mery Lice da Silva Oliveira e Sebastião Carlos Menezes. Segundo a professora, ela foi impedida de dar aula.
Os vereadores Luís Sérgio (PMDB) e Ronaldo Gomes (PT do B) repudiaram, ontem, a atitude dos diretores no plenário da Câmara de Macaé. Hoje, eles se encontram com a secretária municipal de Educação, Marilene Garcia.
"Quando a cultura afro-brasileira invadir as escolas, nós teremos a redescoberta da República Brasileira, encontrando personagens que sequer foram citados em livros e não tiveram suas histórias contadas", analisou Humberto Adami, ouvidor do Ministério da Igualdade Racial e ex-presidente da ONG Instituto Iara, uma das que impetraram a ação.
"Intolerância religiosa é inaceitável! Não vamos manter esta postura em nossas escolas", comentou a secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin. Sua pasta informou que as 1.063 escolas da rede carioca são orientadas a abordar História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de História, Língua Portuguesa e Artes.
Autor do livro lamenta intolerância
Autor do livro recomendado pelo MEC "Lendas de Exu", o escritor Adilson Martins, 70 anos, lamentou que a publicação esteja envolvida em questão religiosa. "Qualquer tipo de intolerância é desagradável. É apenas um trabalho infanto-juvenil que busca propagar a cultura afro-brasileira e romper a imagem de demônio de Exu", explicou. Adilson tem mais dois livros com o aval do MEC: "O papagaio que não gostava de mentiras" e "Erinlé, o caçador", publicações voltadas para o público infantil.
// Você já leu o livro? Ele é capaz de aliciar o adolescente a entrada do adolescente na religião Ubamdista?
Fonte: Gospel Prime
-
Gospel1 semana atrás
Ex-cantor gospel Jessé Aguiar assume namoro gay, diz site
-
Fé3 semanas atrás
Leo Stronda anuncia saída do Bonde da Stronda após se entregar à Cristo
-
Gospel6 dias atrás
Polícia é chamada após pastores de SP tentarem invadir Assembleia de Deus em BH
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Vida Trilegal, domingo, 26/02/23; confira os ganhadores
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Vida Trilegal Tchê, domingo, 26/02/23; confira os ganhadores
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado da Tele Sena, domingo, 26/02/23; confira os números
-
Loterias4 semanas atrás
Resultado do Megamania Cap, domingo, 26/02/23; confira os ganhadores
-
Loterias3 semanas atrás
Resultado do Minas Cap, domingo, 05/03/23; confira os ganhadores