Gospel
Horário de verão começa dia 19 de outubro em três regiões do país
O horário de verão deste ano começará no dia 19 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. À 0h, os relógios terão que ser adiantados em uma hora. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deverá acabar à meia-noite do dia 15 de fevereiro de 2009.
A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.
O horário de verão é adotado sempre nessa época por causa do aumento na demanda, ocasionado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
No ano passado, o país registrou uma economia de R$ 10 milhões com o horário de verão, menor do que nos anos anteriores, quando a redução dos gastos com energia elétrica foi em média de R$ 40 milhões. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico) isso ocorreu porque houve poucas chuvas no fim do ano e, com isso, o país teve que acionar usinas termelétricas, mais caras do que as hidrelétricas geralmente usadas.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes.
Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.
Fonte: Folha Online
-
Músicas4 semanas atrás
Preto no Branco lança “Vinho Novo”: uma canção sobre nascer para um novo tempo
-
Gospel3 semanas atrás
O Peter lança “Pela Manhã”, uma forte mensagem de superação e confiança em Deus
-
Gospel4 semanas atrás
GB Sanchez e Victin unem trajetórias e propósito em “Medo e Fé”
-
Músicas3 semanas atrás
Fernanda Brum aponta para o essencial em “Nada Mais Importa”, primeiro single do projeto “Eu Ainda Sou de Barro”
-
Músicas4 semanas atrás
Caio Torres apresenta “Cristo é a Glória de Deus” e convida o público a contemplar Jesus Cristo
-
Músicas3 semanas atrás
Bob Jonathan transforma lágrimas de uma oração no single “Me Arrepender”
-
Lançamentos3 semanas atrás
“Eu Tinha Tudo Para Dar Errado” – A história de superação que transformou Marquinhos Gomes em um dos maiores nomes da música gospel
-
Músicas2 semanas atrás
Marcelo Dias e Fabiana unem propósitos em “Geração Santa”, com a participação do filho Mizael