Brasil
MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025
Marcello Casal JR/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) está analisando a possibilidade de retomar, a partir de 2025, a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta para certificar a conclusão do ensino médio para pessoas com mais de 18 anos. A informação foi compartilhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios. A medida havia sido cancelada em 2016.
A proposta em discussão inclui a utilização do Enem também como avaliação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio.
No caso da certificação do ensino médio, Camilo Santana explicou que a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas também dar a opção aos jovens de usar o Enem para obter o certificado.
Em relação aos dados do último Enem, o Inep informou que 69,4% dos candidatos compareceram às provas, com uma taxa de abstenção de 30,6%. No primeiro dia do exame, a taxa de faltosos foi de 26,6%, e não ocorreram incidentes graves que comprometeram o andamento das provas.