Conecte-se conosco

Gospel

Minas tem três casos suspeitos de gripe suína

Publicado

em

Um terceiro caso suspeito de gripe suína, um homem que veio de Nova York, foi anunciado no começo da noite desta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. 

Embora ele não se enquadre dentro dos critérios de suspeição do Ministério da Saúde, ele também está sendo analisado e os exames serão realizados, assim como o caso dos outros mineiros – um casal – que estiveram no Panamá e no México.

Já foi coletado material para realização de exames para confirmação ou não da doença. O resultado deve sair em 24 ou 36 horas. Até lá, os três permanecerão isolados. Os exames serão realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, via Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Os familiares dos três casos suspeitos também estão sendo monitorados.

Nesta segunda, dia 27, foi instituído um Comitê integrado por órgãos como a SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); o Ministério da Agricultura; a FUNED e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O objetivo do grupo é o planejamento e a execução imediata das ações de prevenção e acompanhamento da situação da influenza suína no Estado.

Publicidade

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, amanhã, às 9h, na sede da subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde, o comitê se reunirá com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Infraero, Belotur, Secretarias estaduais de Agricultura e Turismo para discutir parcerias para o trabalho de monitoramento de casos suspeitos.

“O monitoramento de portos e aeroportos é de responsabilidade da Anvisa, mas o Estado irá propor uma parceria. Solicitamos à Infraero a listagem dos passageiros presentes no mesmo voo dos dois pacientes suspeitos de terem contraído a doença para que possamos entrar em contato para um monitoramento seguro. Havendo necessidade amostras de outros possíveis casos serão colhidas para exame”, afirmou Luiz Felipe Caram.

Com informações do Portal Uai

Publicidade

Fonte: Gospelminas.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês