Gospel
Nova tecnologia promete aumentar velocidade da internet em até 60 vezes
Chip criado na Austrália utiliza tecnologia de transmissão via fótons. Equipamento foi criado por pesquisadores da chamada banda "ultra-larga".
Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um novo chip que permite aumentar a velocidade da internet atual em até 60 vezes. Após quatro anos de desenvolvimento, a equipe apresentou o invento na Conferência de Opto-Eletrônica e Comunicações, no começo de julho, na Austrália.
O coração do sistema é uma chave ("switch") que consiste em uma pequena ranhura feita sobre um pedaço de vidro. A ranhura funciona como um circuito integrado, direcionando o tráfego de informações pela rede. Utilizando a chamada tecnologia de transmissão via fótons – particula elementar da matéria que constitui a luz -, a chave consegue aumentar a velocidade da passagem da informação por fibras ópticas.
A diferença em relação aos sistemas atuais, explica o pesquisador Ben Eggleton, é que a chave precisa apenas de um picosegundo – ou 0.000000000001 segundo – para ser ativada. Em um segundo, ela pode ligar e desligar, direcionando a informação, um trilhão de vezes.
"Estamos falando em um avanço crítico que pode ser facilmente integrado à estrutura que já existe atualmente", afirma Eggleton, diretor do CUDOS (sigla em inglês para centro de equipamentos de banda ultra-larga para sistemas ópticos), ligado à Universidade de Sydney. "Para o consumidor, não há aumento de custo, mas a velocidade pode subir até cem vezes."
De acordo com Eggleton, o desenvolvimento de uma banda "ultra-larga" é obrigatório para a evolução da rede. "Em breve, as pessoas vão exigir gratificação instantânea. Quando clicarem em um vídeo, vão querer começar a ver naquele momento, como se fosse televisão".
O chip desenvolvido na Austrália ainda está em fase de testes, e não há previsão de quando a tecnologia passará a ser utilizada comercialmente.
Fonte: G1
-
Brasil3 semanas atrás
Pastor é assassinado com tiros nas costas e na cabeça enquanto voltava de culto em PE
-
Fé2 semanas atrás
Prefeitura de BH recua e apaga postagem após cobrança do vereador Pablo Almeida sobre vilipêndio à fé cristã
-
Minas Gerais3 semanas atrás
Casa de pastor que matou adolescente de 13 anos é incendiada na Grande BH
-
Mundo3 semanas atrás
Jornal italiano afirma que papa Francisco já recebeu extrema-unção: “Está no fim da vida”