Conecte-se conosco

Minas Gerais

44,8°C: Cidade de Araçuaí(MG) registra o dia mais quente da história do Brasil

Publicado

em

Neste domingo (19/11), Araçuaí, município no Vale do Jequitinhonha com uma população de 34.297 habitantes, atingiu a marca de 44,8°C, tornando-se o local mais quente na história das medições meteorológicas do Brasil, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esse valor superou o recorde anterior, registrado em Bom Jesus (PI) no dia 21 de novembro de 2005, quando a temperatura atingiu 44,7°C.

O município mineiro enfrentou uma intensa onda de calor que perdurou por 10 dias, marcando a oitava onda de calor no país em 2023. Além de Araçuaí, outras localidades também registraram temperaturas elevadas durante esse período, incluindo São Romão (MG), Porto Murtinho (MS), e Corumbá (MS).

De acordo com o meteorologista Cesar Soares, da Climatempo, fatores como a presença de uma grande massa de ar seco e a escassez de chuvas nas áreas centrais do Brasil contribuíram para as altas temperaturas. A influência do fenômeno climático El Niño também foi apontada como um elemento que favoreceu a persistência do calor.

“A presença do calor mais persistente, sem tanta troca de calor do Sul do país em direção à região central, devido ao El Niño, contribuiu para as condições favoráveis às temperaturas mais altas”, explicou Soares.

Além disso, a presença de uma frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro colaborou para o aquecimento pré-frontal, intensificando ainda mais as altas temperaturas em Araçuaí.

Vale ressaltar que, segundo um levantamento anterior do Inmet, a temperatura de 44,8°C já havia sido registrada nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em Nova Maringá (MT).

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página