Conecte-se conosco

Gospel

Jornal mostra oração que Obama deixou no Muro das Lamentações

Publicado

em

Diário diz que oração teria sido retirada do muro por seminarista judeu; publicação desperta críticas em Israel. 

(Fonte: Estadão)
– A decisão de um jornal israelense de publicar um papel com uma oração que o candidato democrata à Presidência americana Barack Obama deixou no Muro das Lamentações, em Israel, despertou críticas de invasão de privacidade. Na nota escrita a mão, colocada no local sagrado para o judaísmo, o senador por Illinois pede que Deus o guie e proteja sua família.

"Senhor, proteja minha família e eu", diz a oração, publicada no jornal Maariv. "Perdoe meus pecados, e me proteja do orgulho e do desespero. Dê-me sabedoria para fazer o que é certo e justo, e faça-me um instrumento de sua vontade", continua.

O diário publicou uma fotografia da nota em sua primeira página nesta sexta-feira. Segundo a publicação, o papel teria sido retirado do muro por um estudante de um seminário judeu logo após o candidato democrata tê-lo deixado no local.

O incidente imediatamente rendeu críticas de autoridades religiosas. O rabino responsável pelo Muro das Lamentações, Shmuel Rabinovitz, disse que a publicação da oração de Obama intromete-se em sua relação com Deus.

"As notas deixadas entre as pedras do Muro das Lamentações são entre as pessoas e seu criador. É proibido ler os papéis, ou fazer qualquer uso deles", continuou o rabino. Sua publicação "danifica o muro e as pessoas", avaliou.

Muitos visitantes do muro de 2 mil anos deixam notas com orações e pedidos no local. Obama cumpriu a tradição durante sua visita a Jerusalém nesta quinta-feira, após passar o dia em encontros com líderes palestinos e israelenses.

Outro jornal israelense, Yediot Ahronot, publicou um artigo nesta sexta dizendo que também teria obtido a nota, mas decidiu não publicá-la em respeito a privacidade do senador americano.

Milhares de papéis e orações preenchem as frestas do muro. Nos últimos anos, a fundação responsável pela manutenção do local inaugurou uma linha de fax e um site onde as pessoas podem enviar suas orações, que são imprimidas e colocadas na construção.

Os papéis são retirados do Muro das Lamentações várias vezes ao ano, e compõe livros de orações, que posteriormente são enterrados. O porta-voz de Obama Robert Gibbs não confirmou nem negou a autenticidade da nota.

Fonte: O Verbo

Destaques do Mês