Conecte-se conosco

Minas Gerais

Metrô de BH terá linha até o Barreiro em 2027, com obras iniciando em 2024

Publicado

em

Foto: João Godinho

A tão esperada ligação do metrô de Belo Horizonte à região do Barreiro já possui uma data definida para entrar em operação: outubro de 2027. O CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, revelou essa informação em uma entrevista à Itatiaia, onde compartilhou os próximos passos da concessão.

O processo de construção da Linha 2, que conectará a estação Nova Suíça (uma nova parada que será construída na Linha 1) à área do Barreiro, já está em andamento. As famílias que serão afetadas pelas desapropriações estão sendo cadastradas e a previsão é que as obras para esse novo trecho tenham início a partir de abril do próximo ano.

“Começaremos a construir pontes, viadutos e fazer a terraplanagem na Linha 2 a partir de abril do próximo ano. O metrô se estenderá até o Barreiro e os trabalhos já estão em andamento”, afirmou Martins.

Guilherme Martins, engenheiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ressaltou que os recursos para a obra já estão assegurados em uma conta da concessionária e serão liberados à medida que as etapas forem concluídas e passarem por vistorias do governo e de uma terceira empresa encarregada de verificar a qualidade das construções.

“A primeira fase já começou, que é o cadastramento das famílias e imóveis que serão removidos. Algumas famílias ocuparam áreas pertencentes ao transporte ferroviário. Nosso objetivo é lidar adequadamente com essas famílias, negociando a realocação e providenciando indenizações. Esperamos concluir as desapropriações até janeiro do próximo ano. A partir de abril, após o período de chuvas, começaremos efetivamente a preparação do terreno e a construção das novas estações. As estações Amazonas e Nova Suíça serão iniciadas em junho”, explicou Martins.

O CEO da Metrô BH também destacou algumas melhorias no serviço, como a instalação de Wi-Fi nas estações e nos trens. Ele anunciou que nas próximas semanas serão implementadas outras ações para facilitar o acesso dos passageiros, incluindo a bilhetagem digital.

“Inicialmente, estamos introduzindo a bilhetagem digital e a partir de 15 de setembro, todos os usuários poderão utilizar cartões de crédito, débito e PIX para utilizar o metrô. Hoje, só é possível usar dinheiro e pagar nos caixas. Um aplicativo será disponibilizado para prever as viagens, rastrear a localização dos trens e estimar o horário de chegada em cada estação”, mencionou Guilherme Martins.

Destaques do Mês