Conecte-se conosco

Artigos

Absalão matou todos os filhos do Rei Davi?

Publicado

em

Absalão, o Rebelde: uma análise da vingança e rebelião no segundo livro de Samuel

Em meio às narrativas profundas e complexas da Bíblia, a história de Absalão se destaca tanto por suas implicações teológicas quanto por sua dramática trama familiar. Este artigo explora os acontecimentos que levaram à vingança de Absalão contra seu meio-irmão Amnon, e esclarece um equívoco comum: Absalão matou todos os filhos de Davi ou apenas Amnon?

A narrativa começa com um ato terrível de Amnon, o filho mais velho de Davi, contra Tamar, a irmã de Absalão. Amnon, dominado por sua luxúria, viola Tamar, desencadeando uma cadeia de eventos que abala a realeza. (2 Samuel 13:1-14).

A resposta de Davi ao ato de violência de Amnon é desoladora em sua inação. Embora “muito irritado” (2 Samuel 13:21), Davi não pune Amnon por seu ato. Esta falta de justiça aparentemente incita Absalão a agir.

Absalão, então, toma para si a tarefa de vingar sua irmã. Durante um banquete de tosquia de ovelhas, Absalão executa um plano para matar Amnon. É um ato chocante de vingança fraterna, marcando a família de Davi com mais sangue e tragédia (2 Samuel 13:28-29).

Nesse ponto, é crucial esclarecer um equívoco comum: não, Absalão não matou todos os filhos de Davi. O texto bíblico nos conta que, após o assassinato de Amnon, “todos os filhos do rei se levantaram, montaram seus mulos e fugiram” (2 Samuel 13:29).

Este incidente foi seguido por uma mensagem inicialmente mal interpretada que chegou a Davi, sugerindo que Absalão tinha matado todos os seus filhos (2 Samuel 13:30-31). Porém, o relato foi corrigido logo depois por Jonadabe, sobrinho de Davi, que afirmou que apenas Amnon foi morto conforme planejado por Absalão (2 Samuel 13:32-33).

Portanto, é claro no texto que, embora Absalão tenha cometido o terrível ato de assassinar seu próprio meio-irmão, ele não matou todos os filhos de Davi. O peso dessa história, entretanto, permanece na trama do Segundo Livro de Samuel, lembrando-nos da complexidade do comportamento humano e das trágicas consequências da iniquidade, mesmo em meio a famílias de renome.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página