Conecte-se conosco

Gospel

Brasil possui 84,5 mil entidades religiosas: elas geram emprego e buscam melhorar a qualidade de vida da população

Publicado

em

Entidades religiosas que atuam nas mais diversas áreas são um quarto do total de instituições sem fins lucrativos do país. Em números, isto significa aproximadamente 84.500 associações, escolas, hospitais e outras instituições com vínculo religioso que, em geral, atuam em busca de melhorar a qualidade de vida da população e também fornecer conforto espiritual. 

Os dados revelam também que elas são importante fonte de emprego. As 338 mil entidades sem fins lucrativos existentes no Brasil empregam 5,3% do total de trabalhadores, o que representava, em 2005, 1,7 milhões de pessoas. O estudo foi divulgado no dia 7 de agosto, pela Agência Brasil, e refere-se ao ano de 2005 – por isso os números são considerados aproximados para a realidade atual. 
   
Outro dado que o estudo revela é que em dez anos – entre 1996 e 2005 – o número deste tipo de entidades cresceu 215% no país. “Esse crescimento foi quase três vezes mais elevado do que a média de crescimento de todos os demais grupos de entidades, pública e privada”, afirma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos organizadores da pesquisa.
   
O estudo considera tanto instituições públicas quanto privadas, o que inclui cartórios, partidos políticos, condomínios de edifícios, entidades religiosas, de defesa de direitos e outras. Além do IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) participaram do levantamento dos dados.
   
A principal conclusão dos dados levantados, segundo o IBGE, é que, por reunir um universo importante de atores, que exercem um papel fundamental na vida dos cidadãos, o mundo das organizações sem fins lucrativos merece “ser melhor conhecido e analisado”.
   
Locais e áreas de atuação
   
A pesquisa constatou que a distribuição destas instituições no território nacional acompanha a distribuição da população. Elas também possuem áreas de atuação diferenciadas em cada região. No Sudeste, por exemplo, concentram-se as entidades de religião (57,9%), de saúde (49%), de assistência social (44,5%) e de cultura e recreação (43,3%). Na Região Nordeste, concentram-se as de defesa dos direitos e interesses dos cidadãos (38,9%).

Fonte: Agência Soma

Destaques do Mês