Conecte-se conosco

Minas Gerais

Calorão e escassez: Ventiladores desaparecem das prateleiras em Belo Horizonte

Publicado

em

Fila para compra de ventilador em BH na segunda-feira — Foto: Rodrigo Salgado/g1 Minas

Belo Horizonte enfrenta uma onda de calor intensa, e a busca desesperada por ventiladores e ar-condicionados atingiu níveis alarmantes, deixando muitos moradores sem opções para se refrescar.

Esta semana, a capital mineira registrou três recordes consecutivos de temperatura para o mês de novembro, atingindo a marca de 37,9ºC na última terça-feira (14). Diante desse cenário, a procura por ventiladores se intensificou, mas as principais lojas de eletrodomésticos no Centro de Belo Horizonte estão enfrentando dificuldades para atender à demanda.

O portal G1 visitou quatro dessas lojas e constatou a falta de ventiladores tanto no estoque quanto no mostruário. Na Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio e Loja CASA & VÍDEO, a resposta era praticamente a mesma: “não tem ventilador.” Além disso, os ar-condicionados portáteis também esgotaram, restando apenas opções tradicionais com preços a partir de R$ 2 mil.

As lojas entrevistadas preveem a possível reposição de ventiladores no fim de semana, entre sexta-feira (17) e sábado (18), mas a escassez ainda é uma realidade que preocupa os consumidores.

A situação se repete na loja Americanas, onde a vendedora afirmou que “não tem ventilador” e não há previsão de chegada de novos produtos.

Para quem busca soluções imediatas, as lojas físicas parecem não ser a melhor opção. No entanto, apesar da falta de produtos nas prateleiras, os consumidores ainda têm a opção de realizar compras pela internet, onde é possível encontrar ventiladores a preços mais acessíveis.

O calor intenso, segundo a previsão do tempo, deve persistir nos próximos dias, com possibilidade de novos recordes até o final da semana. A Defesa Civil recomenda medidas como hidratação, evitando a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, uso de acessórios como chapéus e óculos escuros, além de precauções específicas para crianças, pessoas doentes e idosos em veículos expostos ao sol.

Destaques do Mês