Conecte-se conosco

Gospel

Deputado repudia Lei que tenta mudar a expressão católica “Padroeira do Brasil”

Publicado

em

O deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB agradeceu e cumprimentou o candidato à reeleição vereador Chico Saad (PMDB) pela Moção de Repúdio que Saad fez contra o ato do deputado federal Victorio Galli, que apresentou Projeto de Lei para alterar a expressão "Padroeira do Brasil", em referência à Senhora de Aparecida, para "Padroeira dos Brasileiros Católicos Apostólicos Romanos". "Iniciativas como essa não podem prosperar, pois macula o sentimento daqueles que lutaram e construíram alicerces de fé e conquistaram marcos que devem permanecer indeléveis por toda a vida", disse Saad.

De acordo com a história, em 1717 os três pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso encontraram a imagem da Senhora da Conceição, nas águas do Rio Paraíba em Guaratinguetá, que por surgir na rede dos pescadores, e passou a ser chamada de "Nossa Senhora da Aparecida" pelos católicos. A expressão "Padroeira do Brasil" passou a ser propagada em diferentes cidades e Estados, mas em 1980, pela Lei Federal nº 6.802, o dia 12 de outubro foi declarado feriado nacional e instituído legalmente a expressão "Padroeira do Brasil".

Em sua Moção de Repúdio Saad conta que desde o descobrimento do Brasil muitos já eram devotos da santa católica. "Nossos descobridores e os missionários que para cá vieram recomendavam e propagavam a fé e, onde constituíam comunidades que mais tarde se tornariam cidades, construíam igrejas em honra à Nossa Senhora", disse Saad.

Na Moção de Repúdio consta que havia no povo brasileiro o desejo de que a santa de Aparecida fosse declarada oficialmente a "Padroeira do Brasil" e este desejo foi apresentado ao Papa Pio XI que se manifestou favoravelmente aos pedidos e por decreto proclamou a santa católica como "Padroeira do Brasil", em 16 de julho de 1930.

O Projeto de Lei nº 2.623, de 2007, de autoria do deputado Victorio Galli tem como finalidade alterar a redação da Lei Federal nº 6.802, de 1980, para que a homenagem oficial seja a "Nossa Senhora Aparecida, Padroeira dos Brasileiros Católicos Apostólicos Romanos" e não a "Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil".

No último dia 9 de julho os membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados Federais, decidiram em reunião ordinária pela rejeição unânime do Projeto nº 2.623/007, nos termos do parecer do relator deputado federal Átila Lira.  

 

Fonte: O Verbo

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página