Mundo
Jornal italiano afirma que papa Francisco já recebeu extrema-unção: “Está no fim da vida”
Papa Francisco – Foto: Vatican News/Reprodução Facebook
O papa Francisco teria recebido a extrema-unção – também conhecida como unção dos enfermos – conforme reportado pela mídia italiana. O pontífice, que enfrenta uma pneumonia bilateral, apresenta um quadro clínico considerado complexo pelo Vaticano.
O jornal italiano Il Giornale d’Italia publicou, nesta quarta-feira (19), uma matéria afirmando que “o papa Francisco está morrendo”, citando fontes dentro do Vaticano.
De acordo com essas fontes, expressões como “está no fim da vida” foram usadas para descrever a condição de saúde do líder da Igreja Católica. O portal italiano também informou que a enfermeira responsável pelos cuidados do papa foi substituída por duas freiras.
“Bergoglio tem apenas um pulmão e agora esse pulmão está comprometido por uma pneumonia grave. O problema é que ele reluta em receber atendimento médico e só procura ajuda quando a situação já está grave. Agora ele está em tratamento porque seu estado é muito sério, mas normalmente evita consultas médicas”, diz a reportagem.
O Vaticano não se manifestou oficialmente sobre a unção dos enfermos. No entanto, nesta terça-feira (18), a Santa Sé divulgou um comunicado informando que o pontífice passou por uma tomografia computadorizada do tórax. O informe também afirmou que, apesar das complicações, Francisco, de 88 anos, já consegue se levantar e sentar e segue “de bom humor”.
