Conecte-se conosco

Gospel

Judeus de todo o mundo comemoraram o Rosh Hashanah, ano novo do calendário hebraico

Publicado

em

Judeus de todo o mundo amanheceram hoje no ano de 5769 e desejando Shaná Tová (“feliz ano novo”) uns aos outros. é que, de acordo com o calendário judaico, o dia 30 de setembro equivale ao dia 1º do mês de Tishrei. 

De acordo com o judaísmo, esta contagem do tempo iniciou-se com a criação do homem, relatado no livro do Gênesis. O ano judaico tem 354 dias, nos anos comuns (12 meses), ou 385 dias, nos anos embolísmicos, que têm exatamente 13 meses, com 29 ou 30 dias cada um. O Rosh Hashanah, ou ano novo, ocasião que marca um período de dez dias de celebrações familiares e ritos especiais visando principalmente o arrependimento pelos pecados cometidos, culminando com a celebração do dia do Grande Perdão, Yom Kipur – uma das festividades mais importantes do judaísmo.

Tradicionalmente, o Rosh Hashana é marcado por três princípios fundamentais: tefilá (oração), tsedaká (justiça e ajuda do próximo) e teshuvá (arrependimento sincero), e também por três símbolos fundamentais. Um deles é o Dia do Julgamento, quando todos, judeus e gentios, são julgados por Deus segundo as boas e más ações; o Toque do Shofar, o chifre de carneiro, que proclama a unicidade de Deus; e o Seder, refeição ritual composta por iguarias como a cabeça de um carneiro – ou de um peixe –, maçãs mergulhadas no mel e romãs. Segundo os judeus, tais pratos lembram a necessidade de seguir sempre em frente, o desejo de ter um ano mais doce e de seguir sempre os desígnios do Criador.

Fonte: Cristianismo Hoje

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página