Conecte-se conosco

Gospel

Ministério da Saúde confirma quatro casos de gripe suína no Brasil

Publicado

em

Segundo ministro, exames foram positivos para um paciente de Minas, um do Rio de Janeiro e dois de São Paulo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou no início da noite desta quinta-feira que foram confirmados no Brasil quatro casos de pessoas infectadas pelo vírus influenza A H1N1, responsável pela doença popularmente conhecida como gripe suína. São dois casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Todas as pessoas contraíram a doença no exterior.

Sem revelar detalhes sobre a identidade dos pacientes, o ministro classificou os casos de 1 a 4. O caso 1 é de um dos pacientes de São Paulo, que esteve no México de 17 a 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 de abril e esteve internado de 29 de abril e 4 de maio.

O caso 2 é do paciente de Minas Gerais. De acordo com Temporão, ele esteve no México de 22 a 27 de abril e manifestou os sintomas da doença ainda durante a viagem, no dia 26. A pessoa foi internada assim que chegou e teve alta no dia 29 de abril, ficando em isolamento domiciliar até 6 de maio.

O caso 3 é do outro paciente de São Paulo, que veio da Flórida, Estados Unidos, em 28 de abril. O ministro afirma que a pessoa não foi internada porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considerava a Flórida como área de risco. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar.

O caso 4 é do paciente do Rio de Janeiro. Ele que chegou do México em 3 de maio, começou a apresentar os sintomas antes de chegar ao Brasil e está internado desde 5 de maio.

Ele ressaltou que as medidas de prevenção que já vinham sendo tomadas, como o controle dos portos, aeroportos e fronteiras terrestres, serão mantidas. Além disso, informou que os medicamentos contra a gripe suína no Brasil são suficentes para tratar 9 milhões de pessoas.

Ao sinal de qualquer sintoma de infecção pelo Influenza A, o paciente não deve se auto-medicar, pois pode mascarar os sintomas. A recomendação é para procurar imediatamente um posto de saúde.

Com informações de O Tempo

Fonte: Gospelminas.com

Destaques do Mês