Gospel
Pela primeira vez, Argentina pesquisa com caráter científico a fé de seu povo
Os hermanos argentinos podem ser tudo – principalmente, na opinião dos eternos rivais brasileiros –, mas ninguém pode dizer que não sejam religiosos.
Uma pesquisa sobre crenças e atitudes religiosas no país platino revelou que, de cada 10 pesquisados, nove acreditam em Deus. Destes, sete professam o catolicismo, um é evangélico e o último pode ser judeu, espiritualista ou adepto de outro credo. é, o país que legou ao mundo mitos como Evita Perón, Carlos Gardel e Diego Maradona, também tem o que dizer quando o assunto é fé.
O levantamento, o primeiro do gênero realizada na Argentina, foi promovido pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), em parceria com quatro universidades. Foram ouvidas 2.403 pessoas maiores de 18 em todo o país. Agnósticos, ateus ou pessoas sem religião totalizam aproximadamente 11% da população Argentina. Jesus Cristo lidera o ranking de crenças, seguido pelo Espírito Santo e a Virgem Maria. Do total de entrevistados, 92% disseram acreditar no Filho de Deus, 85% crêem na ação do Espírito Santo e 80%, em Maria. A lista de crenças segue com candidatos de menor apelo no imaginário religioso, como anjos (nos quais 78% das pessoas acreditam), santos (76%) e curandeiros, com 39%. A mostra também indica que noventa e cinco por cento dos argentinos foram batizadas – a maioria absoluta, na fé católica.
Por outro lado, mais de 75% dos portenhos afirmaram freqüentar pouco, ou nunca, os lugares de culto. A pesquisa foi realizada através do preenchimento de formulários domiciliares, segundo método probabilístico que, em termos sociológicos, assegura um nível de credibilidade de 95% e uma margem de erro de apenas dois pontos percentuais. “A pesquisa foi realizada com o maior rigor científico e a melhor boa fé”, garante o secretário de Culto da Argentina, Guillermo Oliveri. Ele lembra que, depois de quase quatro décadas sem medições científicas em nível nacional, o estudo do Conicet quita uma velha dívida Argentina, já que desde 1960 não se perguntava a crença e o pertencimento religioso do povo. Aliás, a Argentina era o único país da América Latina que não dispunha deste tipo de informação acerca de seu povo.
Fonte: Cristianismo Hoje
-
Músicas4 semanas atrás
Beatriz Guimarães lança “Princípio de Tudo” e relembra que a verdadeira identidade começa em Deus
-
Gospel2 semanas atrás
Da dor ao propósito: por que Michelle Nascimento não desistiu — e não desistirá
-
Músicas4 semanas atrás
Milena lança “Perto Estás”, canção que testemunha a fidelidade de Deus em tempo de espera
-
Músicas4 semanas atrás
Keyla Renata lança “Verei o Gigante Cair” e proclama uma mensagem de fé diante das adversidades
-
Músicas3 semanas atrás
Douglas Borges, collab Jeyzer Maia, lança “Onde Estás”, versão em português de “Where You Are”
-
Músicas3 semanas atrás
Arianne e Paulo César Baruk reacendem a força atemporal do clássico “O Espírito do Senhor”
-
Músicas3 semanas atrás
Ministério Filhos que Adoram transforma fé em oração no single “Meu Refúgio”
-
Gospel3 semanas atrás
Depois de tratar um câncer, Camila Campos retoma a carreira e inaugura um novo tempo de esperança!