Conecte-se conosco

Gospel

Pesquisa mostra contribuição de comunidades religiosas para os objetivos do milênio

Publicado

em

Pesquisa piloto financiada pelo Banco Mundial mostrou que Organizações Baseadas na Fé (OBF), embora sem visibilidade, voltam-se ao cumprimento das metas do milênio, como acesso universal à educação, igualdade de gêneros e erradicação da pobreza.

Susana Barrera
San Salvador, quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

“Nós não fazemos campanha a favor de nenhuma religião. O que queremos é que o diálogo inter-religioso contribua para que as religiões sejam agentes de mudança”, disse Juan Carlos Parra, representante da Unidade de Diálogo sobre Valores e Ética para o Desenvolvimento, do Branco Mundial.

O resultado da pesquisa foi apresentado no III Encontro da Rede Inter-Religiosa Mesoamericana Religiões pela Paz, reunida nesta capital.

Parra informou que a pesquisa foi realizada com 50 organizações do Panamá, Guatemala, Nicarágua e Honduras. Ele disse que o Banco Mundial pode ajudar a documentar experiência e dar-lhes visibilidade, mas enfatizou que o banco não pode financiar projetos diretamente.

O levantamento indicou que as OBF operam com mais da metade de seu pessoal como voluntários, e que a maioria das organizações ressentem a crise ecumênica mundial, principalmente no recorte de seus recursos.

A pesquisa procurou quantificar o aporte que as comunidades de fé dão ao desenvolvimento na região, sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, explicou Ana Victoria Peláez, coordenadora geral da investigação.

Fonte: ALC

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página