Conecte-se conosco

Artigos

QUEM FOI MATEUS NA BÍBLIA? Conheça Mateus, o Apóstolo, Ex-Cobrador de Impostos

Publicado

em

Apóstolo Mateus, por Domenikos Theotokopoulos aka El Greco (1541-1614). Leemage / Getty Images

O apóstolo Mateus tinha sido um cobrador de impostos desonesto movido pela ganância até que Jesus Cristo o escolheu como discípulo. Também chamado de Levi, Mateus não era um personagem de destaque na Bíblia; Ele é mencionado apenas pelo nome nas listas de apóstolos e no relato de seu chamado. Mateus é tradicionalmente identificado como o autor do Evangelho de Mateus.

Conhecemos Mateus pela primeira vez em Cafarnaum, em sua cabine fiscal na estrada principal. Ele estava cobrando impostos sobre mercadorias importadas trazidas por fazendeiros, mercadores e caravanas. Sob o sistema do Império Romano, Mateus teria pago todos os impostos antecipadamente, depois recolhidos dos cidadãos e viajantes para se reembolsar.

Os cobradores de impostos eram notoriamente corruptos porque extorquiam muito e acima do que deviam, para garantir seu lucro pessoal. Como suas decisões foram impostas por soldados romanos, ninguém ousou objetar.

Mateus Apóstolo

Mateus, cujo pai era Alfeu (Marcos 2:14), foi nomeado Levi antes de seu chamado por Jesus. Não sabemos se Jesus lhe deu o nome de Mateus ou se ele mesmo o mudou, mas é uma abreviação do nome Matatias, que significa “dom de Yahweh” ou simplesmente “dom de Deus”.

No mesmo dia em que Jesus convidou Mateus para segui-lo, Mateus deu uma grande festa de despedida em sua casa em Cafarnaum, convidando seus amigos para que também pudessem conhecer Jesus. A partir desse momento, em vez de recolher o dinheiro dos impostos, Mateus recolheu almas para o reino de Deus .

Apesar de seu passado pecaminoso, Mateus era excepcionalmente qualificado para ser um discípulo. Ele era um mantenedor de registros preciso e observador perspicaz das pessoas. Ele capturou os mínimos detalhes. Essas características serviram-lhe bem quando escreveu o Evangelho de Mateus cerca de 20 anos depois.

Pelas aparências superficiais, era escandaloso e ofensivo para Jesus escolher um cobrador de impostos como um de seus seguidores mais próximos, já que eles eram amplamente odiados pelos judeus. No entanto, dos quatro escritores dos Evangelhos, Mateus apresentou Jesus aos judeus como o Messias esperado, adaptando seu relato para responder às perguntas deles.

De pecador torto a santo transformado

Mateus mostrou uma das vidas mais radicalmente mudadas na Bíblia em resposta a um convite de Jesus . Ele não hesitou; ele não olhou para trás. Ele deixou para trás uma vida de riqueza e segurança para a pobreza e incerteza. Ele abandonou os prazeres deste mundo pela promessa da vida eterna .

O resto da vida de Matthew é incerto. A tradição diz que ele pregou por 15 anos em Jerusalém após a morte e ressurreição de Jesus , depois foi para o campo missionário em outros países.

Como Matthew morreu é contestado. De acordo com Heracleon, o apóstolo faleceu de causas naturais. O “Martirológio Romano” oficial da Igreja Católica sugere que Mateus foi martirizado na Etiópia. O Livro dos Mártires de Foxe também apóia a tradição do martírio de Mateus, relatando que ele foi morto com uma alabarda (uma combinação de lança e machado de batalha) na cidade de Nabadar.

Conquistas

Mateus serviu como um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Como testemunha ocular do Salvador, Mateus registrou um relato detalhado da vida de Jesus, a história de seu nascimento , sua mensagem e seus muitos atos no Evangelho de Mateus. Ele também serviu como missionário, divulgando as boas novas a outros países.

Forças e fraquezas

Matthew era um mantenedor de registros preciso. Ele conhecia o coração humano e os anseios do povo judeu. Ele foi leal a Jesus e, uma vez comprometido, nunca vacilou em servir ao Senhor.

Por outro lado, antes de conhecer Jesus, Mateus era ganancioso. Ele achava que o dinheiro era a coisa mais importante na vida e violou as leis de Deus para enriquecer às custas de seus compatriotas.

 

Versículos-chave da Bíblia

Mateus 9:9-13 Partindo
dali, Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na cabine do publicano. “Siga-me”, ele disse a ele, e Matthew se levantou e o seguiu. Enquanto Jesus jantava na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores vieram e comeram com ele e seus discípulos. Quando os fariseus viram isso, perguntaram a seus discípulos: “Por que seu mestre come com publicanos e pecadores?” Ao ouvir isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Mas vá e aprenda o que isso significa: ‘Eu desejo misericórdia, não sacrifício’. Pois não vim chamar justos, mas pecadores”. (NVI)

Lucas 5:29
Então Levi deu um grande banquete para Jesus em sua casa, e uma grande multidão de publicanos e outros comiam com eles. (NVI)

 

Por: Learn Religions

  • Clique aqui e confira as principais notícias gospel

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página