Conecte-se conosco

Artigos

Quem foi Neemias na Bíblia? Conheça sua História

Publicado

em

Neemias

Quem foi Neemias na Bíblia?

A cada passo do restante deste livro, Neemias repreende aqueles que se opõem ao Senhor e então ora fervorosamente ao seu Deus. Ele trabalha duro e faz o seu melhor para mobilizar, liderar, prover e proteger seus companheiros israelitas.

Reivindicações à fama: Neemias tem uma visão elevada de Deus e Sua Palavra. copeiro e confidente do rei Artaxerxes. Um grande homem de oração (11 orações registradas em 13 capítulos). Nomeado governador da terra de Judá.

Ele é um homem de ação corajoso que é zeloso pela proteção do povo de Deus, o que inclui tanto reformar a santidade quanto reconstruir o muro ao redor de sua capital, Jerusalém.

Em todos os sentidos, Neemias é um líder-servo modelo (compare Mateus 20:26-28 ). Isso inclui dar generosamente ao trabalho ( Neemias 7:70 ), trabalhar ao lado de todos os outros ( Neemias 5:16 ) e confiar em Deus em tempos de dificuldade enquanto incentiva todos ao seu redor a fazer o mesmo ( Neemias 4:40 ).

O livro de Neemias na Bíblia

Neemias termina a história da reconstrução iniciada por seu bom amigo Esdras, o escriba. Setenta anos após o povo judeu terminar de reconstruir o templo, a cidade de Jerusalém ainda não foi reconstruída.

O povo foi protegido por reis anteriores. Agora eles enfrentam graves perigos por todos os lados. Depois de ouvir isso… Neemias, um dos homens mais poderosos da corte do rei Artaxerxes, chora profundamente por seu povo.

Ele então se coloca em grande risco ao levar uma petição pessoal à atenção de Artaxerxes. Felizmente, o rei atende a seus pedidos (1:1–2:8).

Pouco depois de chegar a Jerusalém, Neemias exorta os líderes judeus a assumirem a tarefa de reconstruir o muro (2:9-18). Ele formula um plano e divide o trabalho entre vários grupos familiares judaicos.

Quando o trabalho começa, os inimigos dos judeus ficam furiosos, então Neemias estabelece medidas extras de segurança (2:19–4:23). Em meio a tudo isso, Neemias descobre que algumas pessoas têm oprimido seus companheiros judeus.

Ele imediatamente convoca uma reunião pública para lidar com o problema (5:1-19). Em menos de dois meses, a parede está pronta.

Poucos dias depois, Esdras ensina a lei do Senhor e exorta o povo a mais uma vez celebrar a festa dos abrigos (6:1–8:18).

Algumas semanas depois, todos os judeus retornam a Jerusalém para outro período prolongado de ensino bíblico, oração e arrependimento . Eles juram obedecer aos mandamentos do Senhor e apoiar o templo. Muitos concordam em se mudar para Jerusalém também (9:1–12:26).

Depois, os sacerdotes e levitas dedicam a si mesmos, o povo, as portas e o muro de Jerusalém.

Dois grandes coros contornam o muro e depois seguem para o templo, louvando ao Senhor. Finalmente, a adoração ao Senhor é totalmente restaurada (12:27–13:3).

O livro termina com um apêndice sobre outras reformas de Neemias (13:4-31). Como Neemias, podemos buscar o melhor de Deus apesar dos obstáculos em nosso caminho.

A relevância de Neemias

Os primeiros pioneiros a viajar pelos Estados Unidos para colonizar o território de Oregon enfrentaram imensos obstáculos.

Eles deixaram o conforto de casa para enfrentar perigosas travessias de rios, tomar cuidado com incêndios mortais nas pradarias, atravessar as escarpadas Montanhas Rochosas e lutar por florestas em grande parte inexploradas.

Por quê? Tudo pela esperança de uma vida melhor no fértil vale de Willamette, no noroeste do Pacífico.

Muitos séculos antes, Neemias pensa em fazer uma viagem igualmente difícil para a terra de seus antepassados. Durante meses depois de ouvir sobre a terrível situação em Jerusalém, Neemias abriu seu coração diante do Senhor em oração.

A ideia de deixar o conforto do palácio do rei Artaxerxes deve ter sido difícil, mas nada comparado ao pensamento de pedir permissão ao rei para deixar seu serviço!

Ainda assim, Neemias persiste em oração e pede ao Senhor um milagre quando chegar a hora de apresentar seu caso perante o rei.

Neemias arrisca o desagrado do rei e a ameaça de uma sentença de morte rápida e quase certa. Por quê? A fim de buscar o bem-estar da capital do restabelecido Reino de Judá.

Uma vez que ele tenha ouvido do rei, Neemias então tem que pedir apoio financeiro e proteção de funcionários regionais pagãos que podem se opor aos seus esforços para reconstruir as muralhas de Jerusalém. Artaxerxes concede esses pedidos “porque a mão graciosa de Deus estava sobre mim” ( Neemias 2:8 ).

Apesar das cartas do rei, Neemias ainda enfrenta forte oposição dos inimigos de Israel – e dos traidores.

A cada passo do restante deste livro, Neemias repreende aqueles que se opõem ao Senhor e então ora fervorosamente ao seu Deus.

Ele trabalha duro e faz o seu melhor para mobilizar, liderar, prover e proteger seus companheiros israelitas.

Ainda mais importante, Neemias trabalha em estreita colaboração com Esdras e outros para reviver a adoração sincera ao Senhor da nação. Ele se recusa a tolerar qualquer um que ameace a sobrevivência espiritual e política da nação.

Como Neemias, você e eu enfrentamos muitos obstáculos que procuram nos dissuadir de servir ao Senhor de todo o coração. Pela oração e trabalho árduo, nós também podemos perseverar e construir um legado duradouro.

 

Lendo o livro de Neemias

Se você for ler apenas dois capítulos da Bíblia , reserve cinco minutos para ler suas dramáticas histórias de abertura em Neemias 1-2 . Ou reserve um minuto para ler a história comemorativa em Neemias 12:27-43 .

Duas perguntas críticas respondidas

1. Em Neemias 13:15-22 , por que Neemias ameaçou usar a força para proteger o sábado contra comerciantes não-judeus acampados do lado de fora dos muros de Jerusalém?

As ações desses estrangeiros em particular resultaram em um ataque moral agressivo aos israelitas, abrindo-os não apenas à tentação , mas (com toda a probabilidade) ao pecado e ao julgamento. Não é à toa que Neemias os ameaçou a desistir imediatamente ou enfrentar a expulsão militar, já que eles já haviam ignorado duas advertências anteriores.

Hoje não enfrentamos tais situações. Por outro lado, hoje, quanto mais persistentes são os tentadores, mais persistentes devem ser nossas contramedidas, zelosos pela santidade de Deus, por Seu poder e por Sua glória. Isso se aplica não apenas à compra e venda, mas a todas as áreas da vida.

Jesus disse: “Buscai primeiro o reino [de Deus] e a sua justiça, e todas estas coisas [o que comer, beber e vestir] também vos serão dadas” ( Mateus 6:33 ).

2. Em Neemias 13:23-29 , por que Neemias abordou fisicamente e envergonhou vários líderes judeus sobre a questão do casamento com mulheres não judias?

No versículo 25, a grande explosão de Neemias é contra os homens mais velhos por tomar tais esposas para si e para seus filhos e dar suas filhas em casamento a homens não judeus. No versículo 28, Neemias critica especialmente um sumo sacerdote em potencial por contaminar a linha sacerdotal de Arão ao (provavelmente) querer que seu pai o arranjasse para se casar com uma filha de um dos arqui-inimigos de Israel. Não é de admirar que Neemias estivesse tão chateado! Israel estava sujeito a julgamento severo novamente por causa de sua grande maldade e desprezo pela santidade do Deus Altíssimo.

Hoje a situação é semelhante quando um cristão quer se casar com um não-cristão. Paulo disse que um cristão solteiro ou viúvo é livre para se casar com quem quiser, desde que seu noivo ou noiva seja um cristão que realmente pertença ao Senhor.

 

Por: Crosswalk

  • Clique aqui e confira as principais notícias gospel

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página