Conecte-se conosco

Artigos

Quem foi o Profeta Natan na Bíblia?

Publicado

em

Profeta Natan e o Rei Davi na série Reis – Foto: Record TV

A série Reis, da Record TV, está exibindo a história dos Reis de Israel. A sétima temporada ” O Pecado” está mostrando o auge do reinado de Davi e mergulha nas suas batalhas internas, na qual, comete um pecado que terá um impacto negativo na sua vida. Um dos personagens está chamando a atenção dos telespectadores, o profeta Natan (interprestado pelo ato Felipe Cunha). No texto abaixo, você confere quem foi Natã na Bíblia:

O Profeta Natã, ou Natan, foi um personagem bíblico que viveu durante o reinado do Rei Davi. Embora existam diversos registros de pessoas com o nome de Natã nos livros do Antigo Testamento, vamos nos concentrar no Profeta Natan.

O Profeta Natã, um homem de Judá, filho de Atai e pai de Zabade, citado em 1º Crônicas 2:36, desempenhou um papel significativo em várias ocasiões mencionadas na Bíblia. Ele teve um papel importante na construção do Templo, confrontou o rei Davi em relação ao seu pecado e participou da coroação de Salomão (filho de Davi e Bate-Seba) como rei.

Quando Davi expressou o desejo de construir o Templo para abrigar a Arca da Aliança, Natan inicialmente concordou com a ideia. No entanto, Deus falou com Natã, revelando que seria um dos filhos de Davi, Salomão, quem construiria o Templo.

Essa mensagem de Deus para Natan incluía uma promessa messiânica, indicando que a linhagem de Davi continuaria e que o Messias viria através dela. Na mensagem de Deus para Natã, uma frase precisa ser destacada: “Você não irá construir a minha casa, mas eu construirei sua casa“. Obviamente tal frase possui um elemento messiânico muito significativo, ou seja, a “casa de Davi” que Deus comunicou que construiria na mensagem era a dinastia que vai além do reinado de Salomão, ou seja, a linhagem pela qual o Messias viria ao mundo.

CONFRONTO COM O PECADO DE DAVI

Natan também teve a importante missão de confrontar o rei Davi em relação ao seu pecado (2º Sm 12:1-15). Utilizando uma parábola, Natã despertou o senso de justiça em Davi, levando-o a compreender o erro de seus atos (2º Sm 12:1-15). Davi se arrependeu profundamente e buscou o perdão divino, embora tenha enfrentado consequências severas por suas ações.

PARTICIPAÇÃO NA COROAÇÃO DE SALOMÃO

No final da vida de Davi, quando ainda não havia anunciado seu sucessor, seu filho Adonias planejou tomar o trono de Israel (1º Rs 1:5-48). Foi Natan quem aconselhou Bate-Seba a lembrar Davi da promessa de que Salomão seria o próximo rei. Além disso, Natan revelou o plano de Adonias a Davi e foi instruído a proclamar Salomão como o rei de Israel.

CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS E ENVOLVIMENTO NO TEMPLO

Além de seu papel profético, Natan também teve envolvimento nas atividades musicais do Templo. Ele é mencionado como participante no desenvolvimento da música no Templo, conforme registrado no livro de 2º Crônicas. Além disso, Natã escreveu parte da história do reinado de Davi e, possivelmente, parte da história do reinado de Salomão, sendo seus escritos incorporados nos livros de Reis e Crônicas (1º Cr 29:29 e 2º Cr 9:29).

CONCLUSÃO

O Profeta Natan foi uma figura importante na narrativa bíblica do Antigo Testamento. Ele desempenhou papéis significativos, como o confronto com o pecado de Davi, a participação na construção do Templo e a coroação de Salomão como rei. Suas ações e palavras registradas na Bíblia têm relevância para entendermos a história e a mensagem da fé cristã.

Destaques do Mês