Conecte-se conosco

Minas Gerais

Taxa de desemprego em Minas Gerais atinge o menor nível da série histórica

Publicado

em

Foto: Agência Brasil

Minas Gerais está vivenciando um dos melhores momentos do mercado de trabalho nos últimos anos. Em 2024, o estado alcançou a criação de mais de 200 mil postos de trabalho e a histórica redução da taxa de desocupação para 5%, o menor índice desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a realizar a série histórica, em 2012.

Esse desempenho destaca-se não apenas por superar os resultados do Brasil, mas por refletir a recuperação da economia local, como enfatizou o governador Romeu Zema: “Minas está criando um ambiente seguro para investidores, atraindo empresas de todo o mundo, gerando mais empregos e impulsionando a renda da população.”

Desde 2019, o estado tem se destacado na atração de investimentos, com R$ 455 bilhões em aportes privados, que geraram 227 mil empregos diretos e 217 mil indiretos. Nos últimos cinco anos, a geração acumulada de postos de trabalho com carteira assinada chegou a 943 mil.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) revela que Minas teve 575 mil pessoas desocupadas no terceiro trimestre de 2024, uma queda de 6% em comparação ao trimestre anterior e uma redução de quase 15% em relação ao mesmo período de 2023. Esse progresso é refletido na criação de 48 mil novas vagas de emprego no trimestre e no aumento de 410 mil pessoas empregadas em comparação com o ano passado.

Para Ricardo Alves, secretário-adjunto da Sedese-MG, os números de Minas são superiores à média nacional em vários indicadores de emprego, como a redução da desocupação e o aumento das vagas com carteira assinada.

A recuperação do mercado de trabalho no estado é impulsionada por políticas públicas inovadoras, como a digitalização do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que atualmente oferece mais de 17 mil vagas em 132 unidades no estado. Além disso, programas como o “Minas Forma”, que oferece capacitação profissional gratuita em parceria com o Senac, estão ampliando as chances de emprego, especialmente nas áreas de turismo e cultura.

Em paralelo, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) também mostra a força do estado. Outubro marcou o décimo mês consecutivo de crescimento, com 3.176 vagas abertas, somando um total de 207.363 novos postos de trabalho no ano de 2024.

Com um número crescente de ocupações e uma redução significativa no desemprego, Minas Gerais reafirma sua posição de destaque no cenário econômico brasileiro, indicando um futuro promissor para o mercado de trabalho no estado.

Destaques do Mês