Conecte-se conosco

Gospel

Veja os principais fatos ocorridos no Brasil em 2009

Publicado

em

Veja os principais acontecimentos de 2009



24 de dezembro


O menino Sean, 9, e o pai americano David Goldman retornam para os Estados Unidos após cinco anos de disputa judicial com a família brasileira da criança.


O retorno ocorreu após decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, que determinou a devolução imediata do garoto ao pai biológico.


Sean é pivô de uma disputa diplomática entre Brasil e os Estados Unidos, e morava desde 2004 com a família materna. O americano, porém, alegava que ele foi sequestrado pela mãe, a brasileira Bruna Bianchi, que morreu em 2008 após dar à luz à segunda filha, que teve com o segundo marido.



24 de dezembro


O médico Roger Abdelmassih deixou a prisão após quatro meses preso sob a acusação de estupros contra ex-pacientes, após o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, conceder um habeas corpus que determinava a soltura do médico.


 


Um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, ele havia sido preso em 17 de agosto sob acusação de 56 estupros. A denúncia foi feita com base na nova legislação, segundo a qual o antigo “ato libidinoso” passa a ser considerado como “estupro”. Pela legislação anterior, seriam 53 atentados violentos ao pudor (atos libidinosos) e três estupros (quando há conjunção carnal). O médico nega todas as acusações.



24 de dezembro


O professor de jiu-jítsu Marcos Adriano Albuquerque, 39, foi morto por assaltantes na zona oeste do Rio. Albuquerque, que morava nos Estados Unidos era instrutor de atores e celebridades americanas –como o boxeador Mike Tyson–, estava acompanhado do americano Brent Garret Massnan, 36, que ficou ferido. Eles estavam em uma caminhonete Land Rover quando foram baleados pelos criminosos.



21 de dezembro


Embarcação afunda no rio Amazonas, no Pará. O naufrágio deixou 14 mortos e 96 pessoas sobreviveram. Entre os mortos, há cinco crianças.


16 de dezembro


Brasileira Paula de Oliveira, 27, que disse ter sido vítima de um ataque neonazista na Suíça em fevereiro deste ano e foi desmentida pela polícia, foi condenada em um tribunal de Zurique.


Em fevereiro, ao afirmar que havia sido atacada, a brasileira disse que estava grávida de gêmeos e que teria sofrido um aborto. Entretanto, investigações da polícia suíça indicaram que ela não estava grávida, e que havia se automutilado.


13 de dezembro


Menino de dois anos é internado em Barreiras (BA) com dezenas de agulhas espalhadas pelo corpo. O padrasto de uma criança foi preso no dia 16 e confessou ter introduzido os objetosno corpo do garoto.


Devido à gravidade do quadro clínico, o menino foi transferido para um hospital de Salvador e passou por cirurgias.


8 de dezembro


Um temporal alagou São Paulo e causou estragos. Em apenas 19 horas, choveu 75,8 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado), maior volume registrado desde 1999 pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura.


O saldo foi oito mortes em um dia na região metropolitana, mais de cem alagamentos na cidade –inclusive nas marginais– e muitos desabrigados. Mais de 15 dias depois, bairros da zona leste permaneciam alagados.


No dia 16, outra forte chuva atingiu a Grande São Paulo e causou danos em Osasco, onde duas pessoas morreram. Entre o fim de novembro e o dia 17 de dezembro havia registro de 30 mortes causadas pela chuva no Estado.


 


NOVEMBRO



20 de novembro


Um desabamento parcial do teto do shopping SP Market, na zona sul de São Paulo, atingiu lojas e deixou 12 feridos. O acidente foi causado pela queda de um muro em construção na cobertura do shopping. Após o desabamento, o SP Market ficou totalmente interditado por quatro dias, sendo no dia 25 de novembro. Ficaram interditadas três lojas que foram afetadas pelos escombros –a C&A, o Café do Ponto e a Gelateria Parmalat. O parque Mundo da Xuxa após 15 dias do desabamento.



14 de novembro


Uma técnica em enfermagem foi presa sob suspeita de injetar sedativos em 11 bebês recém-nascidos em uma maternidade de Canoas (região metropolitana de Porto Alegre, RS).


Ela foi suspensa do hospital, e uma perícia encontrou morfina em uma seringa dentro de sua bolsa. A técnica em enfermagem foi denunciada (acusada formalmente) pela Promotoria por 11 tentativas de homicídio.



13 de novembro


Três vigas de de 85 toneladas desabaram de um viaduto nas obras do trecho sul do Rodoanel, em Embu (Grande São Paulo), e atingiram três veículos. Três pessoas ficaram feridas. Laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo aponta que as vigas foram travadas de maneira inadequada.



10 de novembro


Um blecaute ocorrido entre a noite do dia 10 e a madrugada do dia 11 afetou 18 Estados do país e parte do Paraguai. O governo sustenta que o desligamento de três linhas de transmissão foi causado pelo excesso de chuva, combinado a descargas elétricas.


Após atraso, o relatório final do grupo de trabalho que investiga o apagão ficou para fevereiro.


4 de novembro


Mais de 768 mil pessoas sofreram algum tipo de prejuízo em decorrência das chuvas que atingiram o Espírito Santo. Dez cidadesdecretaram situação de emergência e mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. O governo estadual liberou R$ 50 milhões para socorrer os municípios.


 


OUTUBRO


29 de outubro


Um avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira que voava de Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM) sofreu uma pane e fez um pouso forçado no igarapé Jacurapá, no Amazonas.Índios encontraram a aeronave, que foi resgatada da água. Das 11 pessoas à bordo –quatro tripulantes e sete passageiros, alguns deles colaboradores da Funasa–, 9 sobreviveram. Morreram um suboficial da Aeronáutica e um funcionário da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).


22 de outubro


A universitária Geisy Arruda, 20, precisou serescoltada por policiaispara sair da Uniban, em São Bernardo do Campo (SP), após ser hostilizada por usar um vestido curto. A universidade expulsou a jovem, mas ela foi readmitida após a repercussão do caso. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as ofensa contra Geisy, que pediu indenização de R$ 1 milhão à Uniban.


 


19 de outubro


O ex-promotor Igor Ferreira da Silva, condenado por matar a mulher em 1998, é preso em São Paulo. Ele estava foragidodesde o julgamento, em 2001, e nos oito anos disse que viajou e tocou violão em bares.


Ele foi transferido para a penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, e pode conseguir a progressão de regime para o semiaberto em 2012.


 


18 de outubro


A morte do coordenador social do AfroReggae, Evandro João da Silva, 42, baleado na região central do Rio, gerou uma crise na Polícia Militar. Imagens de segurança mostraram dois policiais guardando um casaco e um tênis roubados pelos criminosos, que acabaram liberados. Em entrevista ao lado do comandante geral da PM, o coordenador executivo do AfroReggae, José Júnior, se referiu aos policiais como “criminosos fardados”, causando constrangimento.


Os dois suspeitos pelo crime foram indiciados pela Polícia Civil e respondem por latrocínio –roubo seguido de morte. Os PMs foram acusados de prevaricação (uso de função pública para obter vantagens) e furto qualificado, mas conseguiram responder ao processo emliberdade.


 


17 de outubro


Um confronto entre criminosos pelo controle do tráfico de drogas na zona norte do Rio deu início a uma onda de violência. Na ocasião, traficantes derrubaram um helicóptero da polícia, causando a morte de três policiais. Ao todo, foram registradas 21 mortes em decorrência dos confrontos, entre elas três moradores, cujos familiares prometeram processar o Estado por “falta de proteção”.


 


4 de outubro


Uma chacina deixa oito pessoas mortas –entre elas um bebê de cinco meses– no bairro Uberaba, periferia de Curitiba (PR).Sete suspeitos de participar do crime foram detidos pela polícia –quatro deles confessaram envolvimento, segundo a polícia.


 


1 de outubro


O Ministério da Educação suspendeu a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) –que deveria ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro para 4,1 milhões de estudantes–, após o conteúdo das questões vazar. Cinco pessoas foram denunciadas pelo caso, entre eles três funcionários contratados pelo consórcio responsável pela impressão da prova.


Uma nova empresa foi contratada para aplicar a prova, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com abstenção recorde e erro no gabarito oficial.


 


SETEMBRO


 


26 de setembro


A Justiça de São Paulo condenou Caroline Pivetta, que pichou o prédio da Bienal em 2008, a quatro anos de prisão, em regime semiaberto, por formação de quadrilha e destruição de bem protegido por lei.


 


25 de setembro


Um criminoso fez uma mulher refém em uma farmácia por cerca de uma hora na Tijuca, zona norte do Rio. O crime aconteceu na rua Pereira Nunes, esquina com rua dos Artistas após o assaltante tentar roubar um carro dos Correios que passava pela região. Quando foi surpreendido por policiais, o criminoso rendeu e ameaçou a vítima com uma granada. O assaltante foi baleado pela polícia e morreu ao dar entrada no Hospital Geral do Andaraí, também no subúrbio.


 


24 de setembro


A explosão de uma loja de fogos de artifício na rua Américo Guazzelli, em Santo André (Grande SP), destruiu quatro imóveis e causou as mortes de Ana Maria Martins, 58 –que trabalhava como faxineira no imóvel–, e de Denian Castellani de Sousa, 41, primo do proprietário do estabelecimento comercial. Pelo menos 30 imóveis da região tiveram de ser isolados. O comerciante, 40, negou que fabricava fogos no local.


 


23 de setembro


O MPM (Ministério Público Militar) ofereceu denúncia à Justiça contra 89 controladores de tráfego aéreo envolvidos na paralisação ocorrida em Brasília no dia 30 de março de 2007. Os controladores militares protestaram contra excesso de trabalho, falhas nos equipamentos e defasagem tecnológica dos Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) após o acidente com o Boeing da Gol que sechocou no ar com um jato Legacy em setembro de 2006. O motim dos controladores interrompeu todos os voos do país por 30 horas.


 


17 de setembro


O ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó, negou envolvimento namorte de um rapaz de 28 anos e o sequestro de outro jovem em Salvador (BA). O atleta teria dito a uma vizinha que chamaria a polícia após a sobrinha de 17 anos se envolver com um dos jovens, de 21 anos. No mesmo dia, os jovens foram sequestrados por dois homens que diziam ser policiais.


 


16 de setembro


Os ex-policiais militares Júlio César do Amaral de Paula e Marcos Siqueira Costa, foram condenados a 480 e 543 anos de prisão, respectivamente, por envolvimento na chacina da Baixada Fluminense, em março de 2005. Na época, 29 pessoas foram mortas a tiros por um grupo de extermínio formado por policiais militares, nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, ambos no Rio.


 


3 de setembro


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou o recurso com o qual a defesa do ex-seminarista Gil Rugai pretendia anular a decisão que leva o rapaz a júri popular. Rugai, é acusado de matar o pai e a madrasta em São Paulo, em 2004.


 


2 de setembro


Foi enterrado o corpo da adolescente de 17 anos que morreu após ser atingida por uma bala perdida em Heliópolis (zona sul de São Paulo) quando voltava da escola pela estrada das Lágrimas.


Ela foi atingida por um tiro no pescoço durante troca de tiros entre guardas civis de São Caetano do Sul (Grande São Paulo) e suspeitos de roubar um Ford Ka.


Após a morte da garota, os moradores fizeram barricadas no bairro, queimaram ônibus, carros e receberam os bombeiros à pedradas.


 


AGOSTO


 


31 de agosto


O ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) José Guilherme Villela, 73, foi encontrado morto no apartamento em que morava em Brasília. Também foram encontrados, em estado avançado de decomposição, os corpos da mulher dele, Maria Carvalho Villela, e de uma emprega identificada como Francisca. Dois suspeitos de envolvimento nos crimes foram presos em novembro.


 


27 de agosto


O Ministério Público do Paraná denunciou o ex-deputadoestadual Fernando Carli Filho, 26, pelas mortes de dois jovens em um acidente de trânsito, ocorrido em maio de 2009 em Curitiba (PR). Ele dirigia embriagado e com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, por excesso de multas. Carli Filho renunciou ao mandato dias depois do acidente.


 


7 de agosto


Foi sancionada a lei 12.015, que altera as leis 2.848 (Código Penal) e 8.072 (que trata dos crimes hediondos) e torna mais severas as penas para os crimes de pedofilia, estupro seguido de morte e assédio sexual contra menores de idade, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas.


 


7 de agosto


A lei antifumo entra em vigor no Estado de São Paulo e proíbe o uso de cigarro e derivados de tabaco em áreas fechadas de uso coletivo.


Apesar da proibição, a venda não diminuiu no Estado. Após a adesão de São Paulo, outras cidades do país também aprovaram a nova lei.


 


JULHO


 


30 de julho


Investigações da Polícia Civil concluíram que o boxeador canadense Arturo Gatti, 37, cometeu suicídio. O pugilista foi encontrado morto em um flat na praia de Porto de Galinhas (PE), no dia 11 de julho. No dia seguinte, a viúva do atleta, a brasileira Amanda Rodrigues, foi presa após ser apontada pela polícia como principal suspeita do crime. Por determinação da Justiça, ela deixou a prisão.


 


28 de julho


A Polícia Civil do Rio prendeu duas jovens inglesas que tentavam aplicar um golpe em uma seguradora britânica. As advogadas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire Turner foram detidas após apresentar uma denúncia falsa e registrar um boletim de ocorrência de um roubo de bagagens. As duasforam absolvidas em 17 de dezembro.


 


27 de julho


A Prefeitura de São Paulorestringiua circulação dos ônibus fretados e proibiu que esse tipo de veículo trafegue em uma área de 70 km2 no centro expandido, das 5h às 21h. Segundo a administração municipal, o objetivo da medida é reduzir em 11% a lentidão do trânsito e aumentar a velocidade dos ônibus urbanos. Com a medida, foram registrados vários protestos pela cidade, tanto de usuários, como de moradores que reclamam da instalação de pontos em ruas.


 


14 de julho


O ex-jogador Romário foi detido acusado por sua ex-mulher Mônica Santoro de deixar de pagar a pensão alimentícia dos filhos. Ele passou a noite na 16ª DP (Barra da Tijuca), no Rio. Romário adquiriu uma dívida de R$ 50 mil por não pagar a pensão alimentícia dos dois filhos. Em dezembro, o jogador na Barra da Tijuca que foi leiloado por R$ 8 milhões em agosto para o pagamento de dívidas.


 


9 de julho


O Tribunal do Júri de Rio Bonito (RJ) condenou ex-policial Anderson Silva de Sousa e o funcionário público Ednei Gonçalves Pereira a 18 anos de prisão, cada um, por matarem o milionário da Mega-Sena René Senna, assassinado a tiros em janeiro de 2007. Eles teriam cometido o crime a mando de Adriana Ferreira Almeida, viúva de Senna.


 


5 de julho


A Justiça absolveu quatro jovens acusados pela morte da estudante Aline Silveira Soares, 18, em Ouro Preto (107 km de Belo Horizonte). Eles eram suspeitos de terem esfaqueado a jovem em rituais satânicos em um cemitério da cidade.


 


3 de julho


O TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) autorizou que o empresário Nenê Constantino, 78, fundador da Gol, responda em liberdade a acusação de ser o mandante do assassinato de um líder comunitário em 2001. Constantino já cumpria prisão domiciliar desde maio, devido à necessidade de acompanhamento médico.


1 de julho


O delegado titular da 36ª DP (Santa Cruz) do Rio, Aguinaldo Ribeiro da Silva, indiciou por tortura Geovana dos Santos Vianna, 42, e Lílian Vianna, 21, tia e prima da menina austríacaSophie Zanger, 4, que morreu no dia 19 de junho de traumatismo craniano provocado por uma pancada, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.


 


JUNHO


 


29 de junho


O nível das águas do rio Negro, no Amazonas, bateu um novo recorde, com a marca de 29,75 metros, a maior cheia desde que o registro de suas águas é feito, a partir de 1902, portanto há 107 anos. O recorde anterior tinha acontecido em 1953, com 29,69 metros. Cheia atingiu cerca de 18 mil pessoas que moram na margem do rio Negro


 


26 de junho


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou a primeira morte por gripe suína –a gripe H1N1– no país. A vítima foi o caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que esteve na Argentina a trabalho e retornou para o Brasil seis dias antes da morte, na cidade de Passo Fundo (RS).


Antes da primeira morte ser registrada, o Brasil já tinha registrado a primeira transmissão dentro do país, em 05 de maio. O último boletim epidemiológico divulgado pelo ministério apontava 27.850 casos confirmados da doença no país, sendo 1.632 (5,8%) evoluíram para óbito.


 


14 de junho


Grupo lança bomba caseira em participantes da Parada Gay de São Paulo no momento da dispersão, na região do largo do Arouche, centro de São Paulo. Ao menos 22 pessoas ficaram feridas. Em dezembro, a polícia anunciou a prisão de sete pessoas e afirmou ter esclarecido o caso: o ataque foi planejado por um grupo neonazista, identificado como Impacto Hooligan.


 


10 de junho


São Paulo registrou transito recorde histórico, com 293 km de vias com problemas, o que representa 35% dos 835 km de vias monitoradas na cidade. O índice foi registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por volta das 19h, na saída para o feriado prolongado de Corpus Christi. Às 18h30, o índice de lentidão já havia superado o recorde histórico, registrado em 2008, quando São Paulo concentrou 266 km de lentidão, o que representa 31,4% dos 835 km de vias monitoradas, segundo a CET. Antes disso, o recorde histórico tinha acontecido em 1996, com 242 km de congestionamento.


 


MAIO


 


31 de maio


O avião A330 da companhia Air France caiu no litoral do Brasil com 228 pessoas a bordo. O voo AF 447 havia decolado do aeroporto do Galeão (Tom Jobim), no Rio, e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.


Foram resgatados 50 corpos do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros –12 homens e oito mulheres– e os outros 30 de estrangeiros –13 homens e 17 mulheres. Restos da aeronave também foram localizados, mas as caixas-pretas, que poderiam esclarecer as causas do acidente, não puderam ser localizadas.


 


28 de maio


A barragem Algodões 1, no norte do Piauí, se rompeu e alagou a cidade de Cocal da Estação. No rompimento da barragem, uma onda de dez metros de altura causou estragos por uma área de 50 km2. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 2.000 pessoas ficaram desabrigadas e 950 desalojadas. Oito pessoas morreram.


 


22 de maio


Avião bimotor caiu e matou 14 pessoas em Trancoso, no distrito de Porto Seguro, o sul da Bahia. Na aeronave estava o empresário Roger Wright, 56, sócio da empresa, e a família dele. Entre as vítimas há dez adultos e quatro crianças, segundo a empresa.


A primeira mulher de Weight, Barbara Cecilia Luchsinger Wright, morreu no acidente da TAM de 1996 –no qual morreram 99 pessoas, na zona sul de São Paulo. O empresário também atuou como conselheiro independente da TAM de 2003 a 2008, entre outras empresas.


 


14 de maio


A Justiça de Goiás condenou o brasileiroMohammed DAli dos Santos pela morte e esquartejamento da adolescente britânicaCara Marie Burke, 17.


O crime ocorreu em Goiânia em julho de 2008. Cara, que era da Inglaterra, morava em Goiânia havia alguns meses.


 


ABRIL


 


15 de abril


Funcionários da SuperVia, concessionária que administra o transporte ferroviário no Rio, são acusados de agredirpassageiros com socos e chicotadas ao tentar acomodá-los nos trens durante a greve dos ferroviários. Imagens mostraram a agressão.


A concessionária decidiu demitir os quatro funcionários envolvidos na confusão, e três deles foram indiciados pelos crimes de lesão corporal e constrangimento ilegal.


 


5 de abril


Uma embarcação que transportava 47 pessoas naufragou durante a madrugada em um rio em Itacoatiara (AM) deixando seis mortos, entre eles, dois bebês. A embarcação regional –como é conhecida no Estado este tipo de transporte– saiu de Itacoatiara com destino a outro distrito da cidade.


 


MARÇO


 


27 de março


Um incêndio destruiu a empresa Di-All Química, em Diadema (Grande São Paulo). No local, estavam estocados, entre outros produtos, solvente e detergente em tonéis, que foram lançados para fora do prédio com as explosões. As explosões causaram danos em 18 casas vizinhas, carros e parte da rede elétrica do Jardim Ruyce. A situação provocou ainda pânico aos moradores da região e 36 pessoas ficaram desabrigadas. As aulas em uma escola estadual tiveram de ser suspensas, e seis pessoas precisaram de atendimento médico devido ao incêndio.


 


22 de março


A jovem Ana Claudia Melo da Silva, 18, foi assassinada a facadas no apartamento onde morava, na zona sul de São Paulo. O ex-marido dela, o ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, 29, fugiu com o filho do casal –na ocasião com um ano e nove meses– e foi preso pelo crime três dias depois, na Bahia. O rapaz, que confessou à polícia a autoria do crime, será levado a júri popular. A data do julgamento, porém, ainda não foi definida.


 


12 de março


Um homem e uma menina de 5 anos –pai e filha, identificados como Kleber Barbosa da Silva e Penélope Barbosa Correia– morreram após o avião onde estavam cair no estacionamento do maior shopping de Goiânia (GO). Silva roubou a aeronave de pequeno porte no aeroclube de Brasília (DF), em Luziânia, após agredir a mulher, Érica Santos, com um extintor de incêndio. Ele era acusado de ter estupradouma adolescente de 13 anos, o que, segundo a Polícia Civil, teria motivado a tragédia.


 


7 de março


O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, pediu demissão do cargo que comandava desde o início da gestão do governador José Serra (PSDB). Apesar de Marzagão ter alegado “motivos estritamente pessoais”, odesgaste provocado pelas acusações de corrupção contra seu ex-secretário-adjunto Lauro Malheiros Neto contribuiu para sua saída. O comando da pasta foi assumido pelo então secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto.


 


4 de março


Após ser mantido refém por assaltantes, o casal de namorados Marcelo José Viana, 43, e Paula Barreto da Silva, 31, foi jogadopelos criminosos nas pedras da encosta da avenida Niemeyer, em São Conrado, na zona sul do Rio. Segundo a Polícia Militar, a queda foi amortecida pela vegetação, e as vítimas foram socorridas com ferimentos leves. Quatro homens forampresos por suspeita de envolvimento no crime.


 


FEVEREIRO


 


28 de fevereiro


O músico Marcelo Yuka –ex-baterista da banda O Rappa, que ficou paraplégico em 2000 após ser baleado ao tentar impedir um assalto–, foi agredido durante uma tentativa de roubo na Tijuca (zona norte). Ele foi abordado por dois homens quando estava em seu veículo adaptado. Segundo o músico, os assaltantes não acreditaram que ele não podia andar, e o arrancaram do carro a força. Já no chão, Yuka ficou com as pernas sob o veículo. Os assaltantes, no entanto, não conseguiram ligar o carro adaptado e fugiram levando seu celular. A tentativa de assalto ocorreu a aproximadamente 1 km do local onde o músico foi baleado, em 2000.


 


27 de fevereiro


Uma explosão no laboratório de perícia na sede da Polícia Federal em Manaus (AM) causou as mortes de três peritos e feriu um. Laudo pericial da PF concluiu que os profissionais erraram ao abrir bombas de fabricação caseira, usadas na pesca ilegal, que haviam sido apreendidas em operações da polícia.


 


26 de fevereiro


Um jovem de 23 anos foi preso no município de Alagoinha (PE) acusado de estuprar e engravidar a enteada de nove anos. Grávida de gêmeos, a criança teve de interromper a gravidez. Após o aborto, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou os médicos que realizaram o procedimento e a família da menina, o que gerou críticas do governo federal, e causoupolêmica no exterior.


 


25 de fevereiro


No Rio, a escola de samba Salgueiro


foi eleita a campeã do Carnaval 2009. A escola da zona norte da cidade foi a melhor na Marquês de Sapucaí e recebeu 399 pontos dos 400 possíveis. A Beija-Flor conseguiu 398 pontos e foi vice-campeã.


 


24 de fevereiro


A Mocidade Alegre foi eleita a campeã doCarnaval 2009 de São Paulo. A escola do bairro do Limão (zona norte) obteve 359,25 pontos na apuração das notas –dos 360 pontos possíveis. A vice-campeã, numa disputa acirrada e que só foi definida no último quesito, foi a Vai-Vai (centro), que ficou com 358,75 pontos.


 


19 de fevereiro


Sete homens armados invadiram um albergue na Lapa, região central do Rio, e assaltaram34 turistas –brasileiros e estrangeiros. O roubo ocorreu menos de 24 horas após um outro assalto a um albergue em Copacabana, na zona sul da cidade, no qual 13 turistastiveram seus pertences roubados.


 


7 de fevereiro


Um avião Bandeirante que saiu de Coari (AM) com destino a Manaus, com 28 pessoas a bordo, caiu no rio Manacapuru, na Amazônia. O acidente causou 24 mortes, mas quatro pessoas sobreviveram. A aeronave tinha capacidade para 20 pessoas, sendo dois tripulantes. A maioria das vítimas era da mesma família.


 


2 de fevereiro


Policiais militares e moradores da favela Paraisópolis, na zona oeste de São Paulo, entraram em confronto à noite. O tumulto ocorreu após a morte de um morador, que segundo a PM seria suspeito de roubo.


Quatro policiais militares e um morador ficaram feridos, e diversos veículos foram incendiados. Dias depois, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) anunciou a Operação Saturação na região, e os governos municipal e estaduallançaram uma série de ações sociais na favela. O aumento do policiamento, porém, desagradou alguns moradores, que reclamaram das ações abusivas da PM.


 


JANEIRO


 


18 de janeiro


O teto da sede da igreja Renascer, na região central de São Paulo, desabou no início da noite do dia 18, um domingo, entre um culto e outro. Nove pessoas morreram e mais de noventa ficaram feridos. Imóveis vizinhos tiveram de ser interditados. Laudo do IC (Instituto de Criminalística) apontou que a queda ocorreu devido a uma somatória de falhas da reforma da estrutura de suporte das telhas.


 


14 de janeiro


A ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, 40, morreu após ser atropelada por um ônibus na avenida Paulista, em São Paulo, no final da manhã do dia 14. O caso gerou uma série de protestos entre ciclistas e pedestres, que cobraram mais segurança no trânsito de São Paulo.


 


7 de janeiro


A jovem Marina Sanches Garnero, 23, foi morta a tiros dentro de uma academia de ginástica na Água Branca, zona oeste de São Paulo. O ex-namorado dela, Marcelo Travitvky Barbosa, 29, principal suspeito do crime, foi preso. A vítima já havia sido ameaçada por ele, e chegou a registrar dois termos circunstanciados (boletim de ocorrência em menor potencial ofensivo) e uma representação contra Barbosa por ameaça.


 


2 de Janeiro


O empresário alemão Christian Martin Wölffer, 70, morreu em Paraty (RJ) após ser atingido por uma embarcação no mar. O caso aconteceu na véspera do Ano Novo, mas se tornou público no início de janeiro. O casal global Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert tentou salvar o empresário, que estava hospedado no mesmo local que eles, em uma praia conhecida como Saco de Mamanguá. Um homem apontado como suspeito do atropelamento negou o crime à polícia.

Fonte: Getsemani/Folha

Destaques do Mês