Conecte-se conosco

Gospel

Arranjo de música religiosa de Beethoven é encontrado dois séculos depois

Publicado

em

Arranjo para um antigo hino religioso, Pange Lingua, feito pelo compositor alemão Ludwig vanBeethoven, foi descoberto em uma biblioteca de Berlim.

Beethoven escreveu uma harmonia há 192 anos para canto gregoriano “Pa, Pange Linguange Lingua”, modificando o tom na escala musical, segundo o professor da Universidade de Manchester, Barry Cooper.

O arranjo escrito em um caderno já havia sido considerado um exercício ou um esboço para outra peça. Porém ao ser melhor analisado pelo professor, que reconheceu a melodia do hino, identificou a peça de dois minutos, até então desconhecida, como uma obra de Beethoven.

O caderno com data de 1820 foi transcrito e publicado em 2010 e está na Biblioteca Estadual de Berlim.

Segundo Cooper estudiosos de Beethoven não haviam identificado a peça antes porque “parecia uma série de notas”. “Quando eu olhei para ele, pensei, hey, isso não é apenas uma série de notas, mas um hino com harmonia de Beethoven”.

O professor, que é o principal especialista sobre o compositor, disse que se tratava de um exemplo raro do compositor escrevendo música religiosa. “Fiquei muito surpreso quando descobri isso – eu não imaginava que ele havia escrito algo assim”, disse ele.

Ainda de acordo com o professor Cooper, a peça pode ter sido executada na cerimônia em que o patrono de Beethoven, arquiduque Rudolph da Áustria, foi feito arcebispo de Olmutz, em março de 1820, quando o compositor tinha 49 anos.

Para o professor William Drabkin, da Universidade de Southampton, que publicou os desenhos, “a peça adiciona uma pequena contribuição para nosso conhecimento sobre o que Beethoven estava fazendo na década de 1820″.

Christian Post

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página