Conecte-se conosco

Artigos

Conheça a história de Mefibosete na Bíblia

Publicado

em

Ator Miguel Coelho vive desafio como Mefibosete em Reis – Foto: Record TV

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul. Ele é um personagem da Bíblia que foi acolhido pelo rei Davi. Ele é um símbolo da graça e misericórdia de Deus, e sua história é um exemplo do poder de perdão.

Mefibosete tinha apenas cinco anos quando seu pai e seu avô foram mortos em batalha. Quando sua ama recebeu a notícia de Jezreel sobre as mortes do pai e do avô do menino, tentou fugir apressadamente com ele. Mas ela acabou deixando o menino cair de seus braços, fazendo com que Mefibosete ficasse aleijado dos dois pés (2 Samuel 4:4).

Depois desse episódio, Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade. Davi tomou conta de Mefibosete por amor ao seu amigo Jônatas. Apesar de ser neto de seu inimigo (Saul), era o filho de seu amigo (Jônatas), e Davi o tinha por comensal. Davi deu-lhe os pertences que um dia foram de Saul e, também, que Mefibosete era “coxo de ambos os pés”.

A história de Mefibosete é marcada por tragédias e frustrações, mas também é uma história de amor, amizade e perdão. É um exemplo do poder da graça e misericórdia de Deus em nossas vidas.

Mefibosete era o filho de Jônatas, o melhor amigo do rei Davi. Depois que Jônatas morreu, Davi tomou conta de Mefibosete, por amor ao seu amigo. Mefibosete era neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Saul se desviou de Deus, por isso Deus escolheu Davi para ser o próximo rei. Jônatas, o pai de Mefibosete e o filho mais velho de Saul, se tornou amigo de Davi e o apoiava.

Mesmo sabendo que Davi iria ser o próximo rei, e não ele, Jônatas defendeu Davi e o protegeu da inveja de Saul. Davi e Jônatas eram amigos tão próximos que estabeleceram uma aliança de amizade (1 Samuel 20:16-17).

Não há uma certeza sobre o nome de Mefibosete. Alguns dizem que significa algo vergonhoso, que causa vergonha. Na Bíblia, encontramos duas pessoas com este nome: um citado em 2 Samuel 4:4, que era neto de Saul e filho de Jônatas e o outro em 1 Crônicas 8:34, filho de Saul com uma concubina chamada Rispa (2 Samuel 21:8).

Podemos verificar que na Septuaginta (a versão em grego do Antigo Testamento) há o nome de Meribe-Baal ou Memfibaal (tirando a pessoa da passagem bíblica de 2 Samuel 21:8). Por causa destas divergências, o nome de Mefibosete pode ter traduções como: “aquele que luta com Baal”; “heróis de Baal” (1 Crônicas 8:34).

Mais tarde, em uma batalha, Jônatas morreu junto com seu pai Saul. Quando a notícia chegou à casa de Jônatas, a babá de Mefibosete pegou nele e fugiu para salvar sua vida dos inimigos. Mas ela se descuidou e deixou o menino cair. Assim, ele ficou com os dois pés aleijados pelo resto da vida. Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade. Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4).

Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade. Um antigo servo de Saul lhe contou sobre Mefibosete e Davi mandou chamá-lo. Quando Mefibosete chegou, Davi lhe devolveu todas as terras de seu avô Saul e o convidou para comer à sua mesa pelo resto da vida (2 Samuel 9:7). Mefibosete ficou muito agradecido e aceitou a oferta de Davi. Ele se mudou para Jerusalém e passou a viver no palácio do rei.

Mefibosete teve um filho chamado Mica (2 Samuel 9:12)1. Não há informações na Bíblia sobre se ele se casou ou não.

Em relação à traição de seu servo, durante a rebelião de Absalão, Ziba, o servo de Mefibosete, mentiu para Davi e disse que Mefibosete havia ficado em Jerusalém porque esperava que a casa de Israel lhe desse de volta o reino de seu avô Saul (2 Samuel 16:3).

Davi acreditou em Ziba e deu-lhe todas as terras que pertenciam a Mefibosete (2 Samuel 16:4). Quando Davi voltou a Jerusalém após a rebelião, Mefibosete foi ao seu encontro e explicou que Ziba o havia enganado e mentido para Davi. Mefibosete disse que havia pedido a Ziba para selar um jumento para ele, para que pudesse ir com Davi, mas Ziba o deixou para trás e mentiu para Davi. Davi decidiu dividir as terras entre Mefibosete e Ziba (2 Samuel 19:24-30).

A história de Mefibosete é um exemplo do poder da graça e misericórdia de Deus em nossas vidas. Mesmo sendo neto do inimigo de Davi, ele foi acolhido pelo rei por amor ao seu amigo Jônatas. Davi mostrou bondade e perdão a Mefibosete, assim como Deus nos mostra bondade e perdão através de Jesus Cristo. A história de Mefibosete nos ensina que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e tragédias, Deus ainda pode nos abençoar e nos dar uma nova vida em Cristo.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página