Conecte-se conosco

Política

Cristiano Zanin arquiva ação contra Bolsonaro por omissão na compra de vacina

Publicado

em

Zanin arquiva processo contra Bolsonaro – Foto: Reprodução

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a decisão de arquivar a ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando sua suposta omissão na compra de vacinas no início da pandemia de COVID-19. A decisão foi assinada pelo ministro nesta quinta-feira (31/08).

A ação, protocolada em outubro de 2020, questionava a conduta de Bolsonaro, alegando que ele teria desautorizado o Ministério da Saúde a realizar um contrato com o Instituto Butantan para a compra da vacina Coronavac.

Zanin baseou sua decisão em um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) enviado ao STF em 10 de agosto. O parecer destacou a “desnecessidade do prosseguimento do feito” devido às medidas tomadas pelo novo governo.

Em sua decisão, Zanin declarou: “Verifico que assiste razão à AGU, uma vez que o quadro fático e sanitário atual encontra-se estabilizado, sendo desnecessária a continuidade da tramitação da presente ação. Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial.”

A ação havia sido inicialmente distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski, que, após sua aposentadoria em abril deste ano, foi repassada ao ministro Zanin. Cabe recurso contra essa decisão.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página