Conecte-se conosco

Empregos

Encceja 2023: Inscrições abertas a partir desta segunda-feira (22/05)

As inscrições ocorrem entre os dias 22 de maio e 2 de junho

Publicado

em

Encceja 2023: Inscrições Abertas para Exame de Certificação de Jovens e Adultos sem Diploma – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Começa nesta segunda-feira (22/05), o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023. O exame, que é voluntário e gratuito, destina-se a certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. As inscrições estarão disponíveis no portal do Encceja até o dia 2 de junho.

O Encceja é uma oportunidade para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão dessas etapas do ensino. A certificação do ensino fundamental é destinada a estudantes com mais de 15 anos, enquanto para o ensino médio é necessário ter mais de 18 anos.

O cronograma estabelecido para este ano é o seguinte: as inscrições ocorrem entre os dias 22 de maio e 2 de junho. As provas estão programadas para o dia 27 de agosto, e a divulgação do gabarito será feita em 11 de setembro. Os resultados finais serão anunciados em 22 de dezembro.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O formato da redação é o mesmo utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ensino fundamental, as provas abrangem os seguintes temas: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história e geografia. Já no ensino médio, os exames englobam ciências da natureza, matemática, linguagens, códigos, ciências humanas e redação.

Para obter o certificado, os participantes devem atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala que varia de 60 a 180. Além disso, é necessário obter uma nota igual ou superior a 5 na redação.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. A aplicação do exame ocorre em diferentes modalidades, como o Encceja Nacional, para residentes no Brasil, e o Encceja Exterior, para brasileiros que vivem no exterior. A emissão dos certificados e das declarações de proficiência é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que estabelecem parceria com o Encceja.

O exame destina-se a pessoas residentes no Brasil ou no exterior que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. É necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. A inscrição requer o registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página