Conecte-se conosco

Mundo

NASA confirma que asteroide pode atingir a Terra em 2022, confira

Publicado

em

Imagem: Oliver Denker / Shuttestock

A Agência Espacial Americana (NASA) revelou detalhes de um possível encontro da Terra com o asteroide conhecido como 2009 JF1. O corpo rochoso com mais de 130 metros e força de mais de 250 mil toneladas poderá atingir o planeta no dia 6 de maio de 2022, às 15h12.

Publicidade

Os cálculos foram feitos por cientistas da Nasa, responsáveis por detectar e acompanhar a trajetória de novos corpos celestes, identificando seu grau de risco para o planeta. O 2009 JF1 foi detectado há cerca de 12 anos. Mas, fique tranquilo, a probabilidade é de 0,026%, ou seja, 1 em 3.800.

E se a única probabilidade em 3.800 formos atingidos pelo asteroide? Mesmo assim, os cientistas não têm motivo para grandes preocupações. Ele pesa 2,8 mil toneladas, o que equivaleria ao peso de um pequeno prédio e seu diâmetro é de 13 metros, consideravelmente abaixo do que a ciência encara como “potencialmente perigoso”.

Pela rota, não é possível saber o local exato em que o asteroide irá cair.

O 2009 JF1 está na categoria “Near Earth Objects” (NEO), tradução live para “Objetos próximos à Terra” O termo refere-se a qualquer objeto, como asteroides, em que sua órbita está próxima à Terra.

O professor Roberto Costa, do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências (IAG) da Universidade de São Paulo, explica que a partir de dezenas de metros pode oferecer algum risco mais sério.

Publicidade

“Dezenas de metros implica em objetos que causam danos locais importantes. Centenas de metros causariam danos regionais. Objetos acima de um quilômetro de diâmetro podem causar danos ao planeta todo. Esses são os responsáveis pelos eventos de extinção. O último desse tipo atingiu a Terra há 66 milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros”, explica.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês