Conecte-se conosco

Minas Gerais

Pix parcelado: Saiba como funciona e responda às suas 5 principais dúvidas

Publicado

em

Como realizar um Pix parcelado: veja as dúvidas!

O Pix parcelado, uma modalidade que alguns bancos digitais disponibilizam, permite aos usuários dividir o valor de suas compras e serviços. O valor total é instantaneamente recebido na conta do destinatário, mas é creditado em parcelas na conta do cliente, funcionando como uma operação de crédito pessoal.

Ao contratar o serviço, é possível escolher a data de vencimento e a quantidade de parcelas desejadas. Apesar da aparente conveniência, ainda há várias dúvidas sobre o uso do pagamento parcelado com o Pix. Abaixo, abordaremos as seis perguntas mais comuns.

1. Como funciona o Pix parcelado?

O Pix parcelado permite que empresas ou pessoas recebam o pagamento integral no momento da compra, possibilitando ao cliente pagá-lo em parcelas. Para usar, é necessário possuir uma conta em um banco digital e escolher o Pix como meio de pagamento. Durante o processo, o cliente escolhe o número de parcelas e a data de vencimento. A transação só pode ser realizada para contas de terceiros.

2. O Pix parcelado vale a pena? Tem juros?

Embora os bancos apresentem o Pix parcelado como uma alternativa rápida para pagamentos instantâneos a prazo, ele funciona de maneira diferente do Pix tradicional, que é gratuito. Quando o serviço está vinculado ao limite do cartão de crédito, juros podem ser cobrados caso o pagamento não seja efetuado na data de vencimento. Se a operação ocorrer como uma linha de crédito pessoal, juros recorrentes serão cobrados. As taxas variam de acordo com cada instituição financeira. Portanto, se vale a pena ou não depende dos juros envolvidos e das preferências pessoais do cliente.

Em geral, muitos bancos cobram juros pelo uso de um serviço de crédito, como é o caso do Pix parcelado, desde o início da transação. Isso significa que mesmo se você pagar cada parcela na data de vencimento, ainda haverá cobrança de juros em relação ao valor total do crédito que foi disponibilizado para você.

No entanto, alguns bancos podem oferecer condições diferentes, e em alguns casos, pode não haver cobrança de juros se o pagamento for realizado na data correta. Portanto, é fundamental que você verifique as condições específicas do Pix parcelado junto ao seu banco ou instituição financeira antes de utilizá-lo.

3. Pode ser usado em qualquer loja?

A operação de Pix parcelado pode ser feita para qualquer produto ou serviço que aceite essa forma de pagamento. No entanto, é importante lembrar que o valor estará sujeito às taxas impostas pela instituição financeira que disponibiliza o recurso.

4. Está disponível em todos os bancos?

Atualmente, o Pix parcelado é oferecido por instituições como Santander, Mercado Pago, Digio, PicPay e Nubank. Cada uma possui regras específicas. O Santander, por exemplo, permite parcelar pagamentos entre 2 e 24 vezes, com valor mínimo de R$ 100. Já o Mercado Pago realiza a operação por QR Code, usando o crédito disponível na conta do cliente, com um valor mínimo de R$ 15.

5. Como fazer Pix parcelado?

Para realizar um Pix parcelado, é necessário acessar o aplicativo do banco que oferece o recurso, buscar a opção “Pagar com Pix”, escolher a chave (e-mail, telefone, CPF ou chave aleatória) e selecionar “Parcelamento”. A partir daí, é possível visualizar as condições e opções de pagamento e confirmar se estiver satisfeito.

Destaques do Mês

Você não pode copiar o conteúdo desta página